O assoalho pélvico é um órgão da mulher muito importante, tanto no apoio aos órgãos pélvicos do útero, da bexiga e no controle urinário e fecal. O assoalho pélvico é uma estrutura complexa, no ponto de vista funcional e que é composto por músculos, ligamentos, nervos e tecido conjuntivo que agem como uma rede de apoio a pelve e órgãos abdominais.
O assoalho pélvico podem tornar-se enfraquecido, danificado ou marcado por cirurgia, prolapso de órgãos, parto ou outras causas. Lesões no órgão é muito comum em mulheres e problemas do pavimento pélvico tem sido registrado em 50% de mulheres com um aumento significativo na incidência da população mais idosa. Estes problemas podem afetar seriamente a qualidade e o funcionamento da vida diária, a ponto de precisar parar de trabalhar, evitando atividades sociais, sérios danos à imagem corporal e autoestima, e aos relacionamentos e muito mais.
Como identificar problemas no assoalho pélvico?
Os danos ao assoalho pélvico é geralmente acompanhado por vários sintomas que prejudicam a qualidade de vida de uma mulher.
Os sintomas típicos são muitos e variados e incluem:
– A necessidade de urinar durante a noite.
– Dificuldade em urinar.
– Micção (ato de expelir urina) involuntária, incluindo estresse e incontinência urinária.
– Perturbação em ter relações sexuais.
– Sensação de desconforto e pressão vaginal resultante de prolapso de órgãos pélvicos (útero ou bexiga).
– Urgência e frequência da micção.
Dor pélvica, incontinência e desconforto durante a relação sexual são problemas que muitas mulheres enfrentam em algum momento de suas vidas e deverão ser analisadas por um especialista em Uroginecologia.