A gestão em saúde pública lida com o gerenciamento de serviços, funções administrativas, elaboração e acompanhamento de projetos ligados à saúde pública. Pessoas com formação nesta área podem trabalhar como administradores hospitalares, chefes de departamentos ou consultores de saúde pública e representantes de agências que pesquisam e previnem doenças.
A saúde pública está preocupada com a saúde da população como um todo, ao invés de cuidados específicos para pacientes individualmente, embora muitos departamentos possam fornecer serviços individualizados aos pacientes. O objetivo da gestão em saúde pública é identificar e controlar ameaças à saúde pública (como epidemias por exemplo) e criar uma política que apoia a prevenção, manutenção e desenvolvimento das populações saudáveis. Essa área é uma interseção da medicina, sociologia, economia, entre outras ciências e isso pode se tornar um desafio para equilibrar as necessidades de saúde pública com a realidade.
Alguns exemplos de temas em gestão em saúde pública incluem:
- Educação do público sobre questões de saúde.
- Saúde preventiva.
- Inspeções de saúde.
- Exames de saúde de rotina.
- Diagnóstico e tratamento da doença.
- Rápida identificação de ameaças emergentes de saúde pública.
As pessoas que trabalham na gestão da saúde pública podem estar envolvidas na linha de frente da saúde pública, e eles também podem estar envolvidos na pesquisa, estudando temas de interesse no ramo, que vão desde o acesso a nutrição básica até o surgimento de novas doenças.
Habilidades administrativas são uma parte importante do trabalho bem sucedido no campo da saúde pública. Pessoas com formação em gestão de saúde pública têm um alto nível de formação na ciência e na administração que fundamentam a área. Este amplo conjunto de habilidades lhes permite trabalhar com as várias partes envolvidas, desde os médicos que solicitam financiamento de serviços de saúde pública aos pesquisadores, sugerindo reformas políticas para reduzir a incidência da doença.