O site G1 divulgou que, a partir de janeiro, meditação, arteterapia e Reiki passam a fazer parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a portaria do Ministério da Saúde, neste sentido, inclui-se também musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e tratamento quiroprático. Todas essas práticas integrativas passam agora a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde”.
O SUS já oferecia algumas opções de práticas integrativas como terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal. Esses procedimentos continuam disponíveis.
Confira as novas práticas:
Arteterapia: uso da arte como parte do processo terapêutico,
Meditação: prática de concentração mental com o objetivo de harmonizar o estado de saúde,
Musicoterapia: uso dos elementos da música – som, ritmo, melodia e harmonia – com propósito terapêutico,
Tratamento naturopático: uso de recursos naturais para recuperação da saúde,
Tratamento osteopático: terapia manual para problemas articulares e de tecidos,
Tratamento quiroprático: prática de diagnóstico e terapia manipulativa contra problemas do sistema neuro-músculo-esquelético,
Reiki: prática de imposição das mãos por meio de toque ou aproximação para estimular mecanismos naturais de recuperação da saúde.
________________________________________________________________
A Estácio promove a Pós em Docência e Prática da Meditação, tendo como objetivo a formação de meditadores, professores e pesquisadores com amplo e profundo conhecimento de meditação, abrangendo tanto o saber antigo e tradicional quanto o saber moderno e científico.
A especialização é direcionada a graduados nas áreas das Artes, Educação, Saúde, Esportes, Defesa e Organizacional.