O método de Suplementação Esportiva se baseia em uma ingestão nutritiva paralela adicional à alimentação normal, de modo que se define o que se ingere com um objetivo pré-determinado, buscando resultados no corpo como o ganho de massa corporal (muscular), a melhoria da condição aeróbica e até criando uma otimização na saúde e na qualidade de vida.
Ao se estudar o método de Suplementação Esportiva deve-se abordar peças-chave para entender o conteúdo apropriadamente, tais como: conhecimentos científicos que servem de base para o uso do suplemento alimentar e o seu efeito no organismo; organizar as estratégias dos objetivos, de forma correta de segura para que se possa promover um treinamento que possa englobar um série de fatores que mantenham a saúde e a qualidade de vida.
Nessa área, o conhecimento fisiológico do corpo se torna essencial. Conhecimentos básicos dos sistemas fisiológicos (locomotor, nervoso, endócrino, cardiovascular, etc.) integram a área de fisiologia básica, bastante explorada.
O que se busca é uma maneira mais objetiva que possa facilitar na compreensão de todos os processos e mecanismos envolvidos nos campos fisiológico e bioquímico do corpo em ação em conjunto com a adição de suplementos alimentares. Isso deve-se fazer desde a maneira mais básica, entre conhecimentos conceituais, até o máximo que se pode explorar, se atualizando com publicações de pesquisas feitas no Brasil e no Exterior.
A suplementação esportiva vem crescendo e se torna visada principalmente por profissionais, como: professores e os que atuam na Educação Física, Nutricionistas, Farmacêuticos, Médicos, Jornalistas Esportivos, entre muitos outros profissionais nas áreas de Esporte e Saúde.