A obesidade é uma doença que atinge grande parte da população mundial. Isso se deve ao grande número de pessoas que estão muito ocupadas para cuidar da saúde, por conta de “N” fatores, tais como: Trabalho, má alimentação, problemas com dinheiro, problemas familiares, dentre outros. 

Um fator que vem preocupando os professores do curso de Pós em Nutrição, é que a obesidade deixou de ser uma doença de adulto, afetando diretamente as crianças e adolescentes.

Uma pessoa obesa ou acima do peso corre o risco de desenvolver vários tipos de doenças em um futuro próximo. Com a utilização do sistema chamado Índice de massa corporal (IMC), você conseguirá monitorar a sua relação com a obesidade. Para calcular o seu IMC, siga os seguintes passos:

Índice de massa corporal (IMC)

O IMC é um sistema usado pelos profissionais da saúde para monitorar o seu índice de massa corporal, analisando assim se o peso está adequado.

Para calcular seu IMC, divida seu peso (em quilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros). Assim, por exemplo, se você pesa 70 kg e tem 1,75 metros de altura, o seu IMC é de 70 / (1,75 x 1,75), que é de 22,9.

Agora que já temos o resultado, podemos avalia-ló dá seguinte forma:

IMC abaixo de 18,5 gerá problemas para saúde;

IMC entre 18,5 à 24,9 é o ideal para a saúde;

IMC entre 25 à 29 começam a aparecer os problemas de saúde e o sobrepeso;
IMC entre 30 à 39 já é considerado obesidade e o risco torna-se elevado para a saúde;

IMC acima de 39 é totalmente prejudicial e o estado da pessoa é de obesidade mórbida.


Quais são os riscos da obesidade para para a saúde?

Se você estiver com sobrepeso ou obeso, você está correndo o risco de:

  • Sentir-se cansado e com falta de energia;
  • Problemas respiratórios (por exemplo, falta de ar quando se deslocam de um local a outro ou não ser capaz de lidar com explosões repentinas de atividade física, como correr);
  • Suar mais que os outros;
  • Desenvolver irritação de pele;
  • Dificuldade para dormir;
  • Roncar;
  • Dores nas articulações, ossos e músculos.

Muitas pessoas também podem desenvolver problemas psicológicos por causa do excesso de peso ou obesos, por conta da baixa auto-estima, baixa confiança, sentimentos de isolamento. Esses sentimentos podem afetar o relacionamento com familiares e amigos, podendo-se, assim,  levar à depressão.