A pedagogia é considerada uma ciência, pois trata de toda a complexidade do fenômeno educacional e é aplicada à natureza psicossocial do ser humano, visando analisar e organizar, disciplinar e melhorar a educação e a formação de pessoas, não apenas como profissionais, mas como seres sociais.
A pedagogia infantil é parte importante dessa ciência, pois abrange as primeiras fases e experiências sociais do ser humano.
O que é pedagogia infantil?
É uma área da pedagogia que se dedica ao ensino nas creches, pré-escolas e nos anos iniciais do ensino fundamental, direcionados à primeira infância. Ela está dividida por faixa etária:
– Creche: crianças de 0 a 3 anos
Leva a criança a ter experiências de aprendizagem de forma lúdica, desenvolvendo os lados subjetivo e intelectual do aluno, considerando os pequenos avanços pertinentes a essa fase, como a marcha, a linguagem, o pensamento simbólico e a sociabilidade.
– Pré-escola: crianças de 4 a 5 anos
A educação infantil é a fase escolar na qual é trabalhada a estruturação da criança por meio da aplicação de atividades lúdicas que desenvolvam a coordenação motora, a linguagem e a sociabilidade, mas em níveis mais intensos em comparação à creche.
– Anos iniciais: crianças a partir de 6 anos
Nessa fase escolar, a criança está entrando na fase de alfabetização, em que seu desenvolvimento intelectual fica mais intenso. Os alunos aprendem a ler, escrever e realizar operações matemáticas simples, a fim de trabalhar as capacidades de leitura, interpretação e raciocínio.
Desafios da Pedagogia Infantil
O especialista em pedagogia infantil pode atuar em todas essas fases, sendo responsável pela aprendizagem e pelo desenvolvimento dos alunos.
Para atender às especificidades de cada fase, é necessária a criação de ambientes e de materiais pedagógicos adequados, assim como a construção de atividades educacionais que provoquem o desenvolvimento das crianças.
O profissional de pedagogia infantil precisa ter um currículo que ofereça experiências ricas, lúdicas e diversificadas, nas quais o dinamismo da criança seja elevado ao nível educacional, favorecendo as múltiplas linguagens do aprendizado, gerando maior significação ao ambiente escolar. Tudo isso para melhorar a qualidade da educação na primeira infância.
Três fatores de atenção aos pedagogos
Existem três fatores que requerem atenção do profissional que deseja especializar-se em pedagogia, especialmente na educação infantil, na qual as crianças precisam ser guiadas a uma rotina e a um ensino saudáveis, incluindo:
– Administração do tempo
– Avaliação da aprendizagem
– Inclusão dos alunos especiais
Por isso, você que pretende especializar-se na área precisa desenvolver habilidades para lidar com esses e muitos outros desafios da profissão.
Continue conosco neste artigo e saiba tudo o que você precisa dominar para superá-los!
1. Administração do tempo de planejamento e de sala de aula
O planejamento das atividades em sala de aula não é exclusivo aos professores que ensinam alunos de idades mais avançadas. A educação infantil também requer esse planejamento e essa administração de tempo, pois, sem eles, o profissional de pedagogia não conseguiria ter um bom desempenho e sofreria com acúmulo de trabalho e com estresse, o que poderia afetar o bom desenvolvimento dos alunos.
Compete ao professor:
– elaborar planejamentos para as aulas;
– selecionar conteúdos e materiais para essas aulas;
– distribuir os materiais por aula;
– elaborar e corrigir provas e exercícios dos alunos em idade mais avançada;
– elaborar avaliações de desenvolvimento e aprendizagem;
– elaborar planos de aula e avaliações especiais para alunos com deficiência;
– elaborar atividades que desenvolvam as competências socioemocionais dos alunos;
– promover atividades diagnósticas para o desenvolvimento pessoal dos alunos;
– preparar avaliações diagnósticas para desenvolver os alunos, trabalhando as forças e as fraquezas de cada um;
– usar tecnologias disponíveis na escola para potencializar o aprendizado dos alunos;
– elaborar atividades para combater o bullying;
– organizar reunião de pais;
– participar de conselhos de classe;
– realizar outras tarefas rotineiras em pedagogia infantil.