Os ligamentos cruzados, como o próprio nome diz, são ligamentos em uma articulação que se cruzam, formando uma forma de X. No corpo humano, mais se ouve falar dessas estruturas nos joelhos, porém também podem ser encontrados no pescoço, dedos da mão e do pé. Um dos problemas médicos mais comuns que envolvem um ligamento cruzado é o rompimento, onde a tensão faz com que as fibras do ligamento para se separem. As rupturas são normalmente muito dolorosas, e limitam a amplitude de movimento para o paciente até que possam ser tomadas medidas, geralmente com cirurgia para reparar o ligamento rompido.
Estes ligamentos agem estabilizando a articulação, contrabalanceando a oposta ao mesmo tempo, permitindo uma gama completa de movimentos na articulação. Devido a sua localização, estão sujeitos a elevados níveis de tensão, e sem esses ligamentos emparelhados, estas articulações não seriam tão forte e eles também não circulariam tão livremente.
No joelho, existem dois conjuntos de ligamentos cruzados, anterior e posterior. Os ligamentos estão alojados profundamente dentro da articulação do joelho. Como outros ligamentos no corpo, eles são feitos de material fibroso que é muito denso e extremamente forte. Este tecido é projetado para resistir tensão e pressão consideráveis. No joelho, danos nesses ligamentos podem ocorrer como resultado de movimentar o joelho além da sua amplitude de movimento normal ou a prática de exercícios de alta impacto. A ruputura do ligamento cruzado anterior (LCA)é uma das formas mais comuns de lesão no joelho de atletas.
A ruptura dos ligamentos cruzados normalmente resultam na inflamação da articulação, inchando o local e causando muita dor e desconforto ao colocar o peso do corpo sobre ela. A amplitude de movimentos ficará limitada e podem aumentar o desconforto do paciente, se tenta mover a articulação. Estudos de imagem médica pode ser usados para examinar o conjunto e desenvolver um plano para lidar com o desgaste. A cirurgia é geralmente necessária para reparar o ligamento, seguido de repouso e fisioterapia para ajudar o paciente a se recuperar.