Os benefícios dos animais de estimação


A ciência reconhece que beber uma taça de vinho ao dia faz bem para o sistema cardiovascular, e que fazer exercícios uma vez ao dia traz inúmeros benefícios para todo o organismo. E os benefícios diários dos animais de estimação?

Por mais que pareça uma brincadeira, é verdade, os donos de animais de estimação possuem benefícios de saúde comprovados, incluindo melhorias físicas, mentais e emocionais, desde aumentar habilidades sociais a diminuir o risco de ataque cardíaco. Leia abaixo sobre os benefícios e sua razões.

  1. Diminuição de alergias

A ideia parece contraditória, pois a impressão que se tem é que a proximidade com os animais desencadeiam as alergias, e não que as diminuem. No entanto, de acordo com o pediatra da Universidade de Wisconsin-Madison, James E. Gern, uma série de estudos demonstram que ter um animal de estimação em casa pode realmente diminuir a probabilidade de desenvolver alergias típicas da infância em até 33%. Na verdade, sua pesquisa – publicada no Journal of Allergy and Clinical Immunology – mostra que crianças expostas aos animais desde cedo tendem a desenvolver sistemas imunológicos, no geral, mais fortes.

  1. Manter um coração saudável

O benefício para o coração não ocorre porque o animal de estimação pode enchê-lo de amor, como dizem os donos, mas sua presença pode melhorar a saúde do órgão. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o Instituto Nacional de Saúde (NIH) têm realizado estudos relacionados com o coração de pessoas que têm animais de estimação. Os resultados mostraram que os donos exibem diminuição dos níveis de pressão, colesterol e triglicérides no sangue – o que pode vir a minimizar um possível risco futuro de ter um ataque cardíaco. Para aqueles que já sofreram um ataque cardíaco, a pesquisa também indica que os pacientes com um cão ou um gato tendem a ter melhores taxas de recuperação. Esses benefícios podem estar associados a uma tendência de animais de estimação ajudar a reduzir ou pelo menos controlar níveis de estresse de seus donos.

  1. Estimular o exercício físico

Para diminuir a preguiça e apoiar a prática de exercícios, os cães podem atuar como personal trainers perfeitos, mesmo porque a maioria deles precisa passear várias vezes ao dia. De acordo com estudos como o realizado pelo Wellness Institute at Northwest Memorial Hospital, contanto que você é o único segurando a coleira, você vai colher os frutos, que podem incluir a perda – ou pelo menos a manutenção – do peso. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde também apoia essa reivindicação – incluindo um estudo de mais de 2.000 adultos, que constatou que os donos de cães responsáveis ​​por passear com seus filhotes são menos propensos a ser obesos do que os donos de cães que passam a obrigação a outra pessoa ou aqueles que não possuem cães.

  1. Diminuir a depressão e proporcionar alegria

Animais de estimação são uma ótima maneira de combater a tristeza. Eles são conhecidos, não só pelo seu amor incondicional, mas também podem dar a seus donos um senso de propósito, o que pode ser crucial para aqueles que se sentem no fundo do poço. Animais de estimação também combatem sentimentos de solidão, proporcionando companheirismo, o que pode impulsionar o seu humor geral e até mesmo proporcionar sentimentos de alegria e felicidade. Isto é evidente entre os grupos – incluindo a doentes e idosos – residentes em hospitais e asilos, que recebem programas de terapia com animais de estimação de tempos em tempos.

  1. Diminuir o estresse

Ao acariciar um animal, nosso organismo libera oxitocina um hormônio relacionado ao vínculo emocional, que proporciona uma sensação de bem-estar, reduzindo os níveis de estresse. Outras atividades, como passear, brincar ou interagir com os animais diminuem a tensão mental.

Conheça nossos cursos de Pós-Graduação!

Fonte:
http://animal.discovery.com/pets/benefits-of-pets.htm