O salmão é um peixe que nos últimos anos vem ganhando a preferência dos brasileiros. Em média o peixe de cor vermelha e branca é muito caro e não faz parte da nutrição de muitas pessoas, porém
como a cultura japonesa é bem forte no Brasil, os restaurantes aproveitaram o sistema de rodizio e ofertam diferentes receitas usando como principal peixe o salmão. Mas será que o salmão gera benefícios para a saúde?
Os benefícios do Salmão para a saúde
O salmão é um peixe rico em Omega-3, uma gordura boa para o organismo que protege o coração. Além disso, ele é uma boa fonte de proteína para os músculos. O salmão contém pequenas moléculas de proteínas bioativas (chamados peptídeos bioativos) que podem servir de suporte especial para a cartilagem articular, a eficácia da insulina, e controle da inflamação no aparelho digestivo.
O salmão faz bem ao coração
A ingestão de peixes ricos em ômega-3 (incluindo salmão) está associada com diminuição do risco de vários problemas cardiovasculares, incluindo: ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, arritmia cardíaca, pressão arterial alta e níveis elevados de triglicéridos no sangue.
Melhora do humor e Cognição
A ingestão de ômega-3 contido no salmão está associado à diminuição do risco de depressão, diminuição do risco de hostilidade em adolescentes e diminuição do risco de declínio cognitivo em idosos.
Benefícios aos olhos
com diminuição do risco de dois problemas relacionados com o olho: a degeneração macular e olho seco crônico. No caso da degeneração macular (um problema ocular crónica em que o material no centro da retina, na parte de trás do globo ocular começa a deteriorar-se e causar a perda de visão), duas porções de peixe por semana é a quantidade que tem sido demonstrado significativa para diminuir o risco. Para diminuição do risco de olho seco crônico, uma quantidade um pouco maior de ômega-3 (2-4 porções por semana) foi o valor mínimo necessário, com 5-6 porções semanais mostrando uma redução ainda maior do risco.