O leite é uma grande fonte de vitaminas e nutrientes e proporciona vários benefícios para a saúde. Quando criança começamos a tomar o leite como forma de energia, para ajudar no crescimento e firmamento dos ossos. Porém, com o passar dos anos, o leite é deixado muitas vezes de lado, por pensarem no excesso de gordura na nutrição ou pelo simples fator de achar que o leite não auxiliará mais na saúde física.
Aí que mora o grande erro, pois ninguém é velho demais para receber os ricos benefícios do leite. Para isso, reunimos alguns fatores positivos que o leite traz para a saúde:
O leite é bom para os ossos
Leite e produtos lácteos são fornecedores de cálcio, fósforo, magnésio e proteína, essenciais para o crescimento dos ossos e desenvolvimento saudável. O consumo adequado de leite e produtos lácteos desde a infância e ao longo da vida pode ajudar a tornar os ossos fortes e protegê-los contra doenças, como a osteoporose (uma doença óssea frágil debilitante) mais tarde na vida.
O leite é bom para os dentes
As quantidades de cálcio e fósforo no leite e seus derivados também são benéficos para o desenvolvimento e manutenção dos dentes. A proteína mais abundante no leite é a caseína, que age de forma protetora para os dentes, uma vez que ela forma uma película fina na superfície do esmalte, evitando a perda de cálcio e fosfato a partir do esmalte, quando os dentes estão expostos aos ácidos da boca.
Leite e a pressão arterial
Alguns estudos recentes sugerem que o consumo de 3 porções de produtos lácteos por dia, junto com 5 porções de frutas e legumes aliados a uma dieta balanceada em sal pode reduzir o risco da pressão arterial elevada em adultos e crianças.
Leite e doença cardiovascular
Os mesmos estudos que sugerem que o consumo do leite é benéfico para a saúde da pressão arterial, dizem que o cálcio presente no leite, em particular, está ligado à redução de doenças cardiovasculares. Além disso,
os estudos mostraram que a ingestão elevada de cálcio pode reduzir os altos níveis de mau colesterol no sangue e aumentar os baixos níveis de colesterol bom, ambas fatores de risco conhecidos para a doença cardiovascular.
Além disso, pensa-se também que o cálcio pode ligar gorduras nocivas em conjunto no intestino e prevenir a sua absorção, o que por sua vez evita que os níveis no sangue aumentem.
Leite auxilia na luta contra a obesidade
Ao contrário da crença popular, as pessoas que consomem leite e alimentos lácteos tendem a ser mais magras do que aqueles que não o fazem. O consumo de leite e alimentos lácteos, como parte de uma dieta de calorias controladas, está associada com o aumento da perda de peso, particularmente na região do adomem.
Leite é bom para a hidratação
Com o estresse do dia a dia, as pessoas acabam esquecendo de se hidratar. Com a desidratação a pessoa perde concentração, função da memória, fica irritada e de mal-humor. O leite é uma excelente escolha de fluido, uma vez que não só reidrata o corpo, como fornece uma série de nutrientes benéficos e protege os dentes ao mesmo tempo.
Reidratação após o exercício é particularmente importante para repor os líquidos perdidos, e um estudo recente nos EUA descobriu que o leite com chocolate ajuda o organismo a se recuperar após os exercício.