O azeite é um exemplo disso. Este tipo de óleo é uma gordura monoinsaturada, capaz de diminuir o risco de um indivíduo desenvolver complicações cardíacas. Os muitos benefícios do azeite, ou óleo de oliva, para a saúde, também incluem fatores como a capacidade de reduzir os níveis de colesterol, reduzir o risco de doença cardíaca e pressão arterial, diminuir os efeitos da diabetes e até mesmo inibir o aparecimento de certos tipos de cânceres.


Especialistas da área, que reconhecem os benefícios de saúde do azeite, têm aconselhado uma ingestão diária de cerca de duas colheres, podendo ajudar a redução do risco de doença cardíaca. As gorduras trans e gorduras saturadas, como manteiga , óleos parcialmente hidrogenados e gorduras animais, aumentam os níveis do corpo de lipoproteína de baixa densidade (LDL) , ou colesterol ruim. Por outro lado, estes níveis de LDL são diminuídos quando as gorduras são monoinsaturadas, como o azeite, são incorporadas à dieta.

As principais classes de azeite são: virgem, extra virgem e puro. Embora os três graus sejam considerados mais saudáveis ​​do que as gorduras saturadas, virgem e extra virgem são os menos processados e, portanto, são atribuídos como os mais benéficos. Estas formas de azeite contêm níveis mais elevados de antioxidantes chamados polifenóis, que promovem a saúde do coração. Também foi descoberto que outros antioxidantes encontrados no óleo de oliva –  tais como a vitamina E, carotenóides e clorofila – podem baixar a pressão sanguínea e diminuir o risco de doenças cardíacas em indivíduos que incorporem quantidades adequadas de azeite nas suas dietas.


Os cientistas descobriram que os benefícios de saúde do caule da oliveira vem principalmente de um composto chamado oleuropeína . Este composto impede a oxidação do colesterol LDL . É o colesterol oxidado , que na maioria das vezes forma de placa ao longo das paredes das artérias, resultando em complicações da pressão arterial e cardíaca mais elevada. Ao substituir as gorduras saturadas por azeite de oliva, pode-se reduzir bastante esse nível de oxidação e consequente entupimento das artérias.

Além dos benefícios do azeite associados com o coração, também foi descoberto que os ácidos gordos encontrados no óleo de azeitona são eficazes para estimular o sistema imunológico. O componente de reforço do sistema imune de um indivíduo pode ajudar a reduzir o risco de uma variedade de doenças, incluindo artrite reumatóide e até mesmo câncer. Isto é feito permitindo para que as defesas naturais do organismo possam lutar mais eficazmente contra o ataque de bactérias, microorganismos e vírus.