O organograma é o registro das posições hierárquicas da empresa e tem o intuito de representar claramente o relacionamento entre cargos e funções. Em um organograma encontramos toda a organização das atividades empresariais e quais são os envolvidos ou responsáveis por delegar ou executar as funções.

Para o marketing o organograma é o cumprimento fiel das ações estabelecidas no plano de marketing e a garantia de sucesso. Estabelecer um plano garante com que a delegação e execução das tarefas sejam bem definidas e organizadas.

Normalmente o organograma é conduzido por retângulos, representando um cargo e função. O nível hierárquico é definido de forma horizontal dentro do gráfico, de modo que o retângulo alto superior (cargo e importância), tenha uma posição mais elevada do que o retângulo baixo.

Veja um exemplo claro de Organograma:



   
No gráfico acima vemos o Organograma de uma Fazenda. Observe que os Níveis Hierárquicos estão bem estabelecidos, com funções, delegações e execuções .

Caso você queira fazer um organograma de sua empresa comece a estabelecer o grau de importância de cada cargo, suas delegações de tarefas.