Centrando-se no estudo da sociedade, a sociologia é uma das ciências sociais tentam estudar a interação humana, tanto do indivíduo, quanto das populações. A sociologia estuda a estratificação da sociedade, classes sociais, religiões e as ramificações que estes elementos têm como um todo. Ao contrário de estudos sociais, que examina eventos e acontecimentos, a sociologia tenta aprofundar por que a sociedade funciona do jeito que funciona, assim como a forma como certos pontos de vista socialmente alienam diferentes grupos de pessoas e crenças diferentes.
Alguns vêem Auguste Compte como o primeiro filósofo da ciência, porém Karl Marx é geralmente visto como o pai da sociologia moderna por muitos estudiosos e estudantes. Marx tornou-se conhecido como o criador de um sistema de crenças conhecida como marxismo que incidiu sobre o estudo e compreensão da sociologia. Estudiosos posteriores, como Herbert Spencer do século 19 e Emile Durkheim, que vendem milhões de livros que cunhou frases como sobrevivência do mais apto de Spencer ao tentar explicar o avanço da sociedade através dos tempos.
O positivismo é um aspecto da sociologia que tentaram ancorar o estudo do tema com uma base científica, na tentativa de dar-lhe credibilidade. A ciência era o único campo credível nos primeiros anos de estudo sociológico, e que liga o estudo com uma metodologia baseada na ciência deu sociologia a credibilidade de que precisava para se tornar um curso universitário relevante do estudo. Sub-campos das ciências sociais consistem em tais cursos como a criminalidade, a lei e a punição, assim como estudos econômicos, sociais e familiares, sexualidade e gênero.
Muitas funções de uma sociedade que podem parecer normais e comuns podem ser vistas como completamente inadequadas em outros ambientes sociais. Os fatores comuns que contém em qualquer sociedade em conjunto, tais como o sistema legal, os requisitos educacionais e até mesmo relações conjugais, são criados e definidos pelas regras impostas em qualquer sociedade. Às vezes, uma sociedade pode formar uma mentalidade diferente depois de uma guerra ou revolta social como os novos líderes começam a impor os seus ideais da sociedade sobre os cidadãos da terra.
Conheça o curso de Pós em Sociologia