A osteoporose é uma doença relacionada ao enfraquecimento dos ossos, tornando os frágil, fazendo com que qualquer movimento simples, como cair de uma altura pequena, espirrar ou esbarrar em móveis, sejam motivos para a quebra dos ossos.
Quando olhamos para os ossos saudáveis sob um microscópio, podemos observar que partes dele parece um favo de mel. Mas se você possui “osso poroso”, os buracos e espaço desse “favo de mel” são muito maiores.
Como parte do curso de pós em fisioterapia, a osteoporose significa que seus ossos tem perdido densidade ou massa e que a estrutura do seu tecido ósseo tornou-se anormal. Como seus ossos tornam-se menos densos, eles também se tornam mais fracos e mais propensos a quebrar. Caso você tenha mais de 50 anos de idade e quebrou algum osso com um impacto, fale com o seu médico ou outro profissional de saúde e pergunte se você deve fazer um teste de densidade óssea.
Alguns estudos relacionados a osteoporose sugerem que cerca de uma em cada duas mulheres e até um em cada quatro homens com 50 anos ou mais vão quebrar um osso devido à osteoporose.
Osteoporose é uma doença grave?
Quebrar um osso é uma complicação grave, especialmente quando você é mais velho. Ossos quebrados devido à osteoporose têm maior probabilidade de acontecer no quadril, coluna e punho, mas outros ossos podem quebrar também. Ossos quebrados podem causar dor severa e permanentes. A osteoporose também faz com que algumas pessoas percam altura, por conta dos ossos da coluna, chamados vértebras, ela afeta a sua postura e faz com que você fique curvado ou corcunda.
A osteoporose pode até impedir a pessoa de se locomover facilmente, com isso sentimentos de tristeza e depressão poderão aparecer. Alguns dados mostram que 20% dos idosos que quebram um quadril morrem dentro de um ano e muitos dos que sobrevivem precisam de cuidados de longa duração em casa de repouso.
Cuidados com a osteoporose
A osteoporose é muitas vezes chamado de uma doença silenciosa, porque você não sente seus ossos ficando fracos. Muitas vezes ela só é percebida quando quebramos algum osso ou vamos ficando menor de altura ou a parte superior das costas vão ficando mais curvada para a frente. Se você está enfrentando perda de altura ou a sua coluna está ficando mais curva, não se esqueça de falar com seu médico ou outro profissional de saúde imediatamente.