O que define uma empresa é o que ela vende, seja esse um produto ou um serviço, visando sempre a qualidade e o diferencial perante o concorrente de mercado. Contudo, o patrimônio mais importante que a empresa possui são os colaboradores, no qual, suas atitudes e resultados podem interferir diretamente no desenvolvimento de metas e objetivos. Nessa hora entramos em um conceito fundamental para o sucesso empresarial, que é a gestão de pessoas.

O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é todo o processo responsável por treinar, capacitar, motivar e encorajar os colaboradores através da gestão ou liderança. Muitas vezes o gestor é responsável pelos lados negativos também, tais como demissão, avaliação e gerenciar disciplina, porém o “comandante” que consegue trabalhar tanto aspectos positivos e negativos, pode criar resultados significativos envolvendo toda a colaboração da equipe como um todo.

A gestão de pessoas possuí diversas etapas, envolvendo tanto os departamentos, quanto o RH – Recursos Humanos, isso porque, nessa hora tem que estar relacionado as tarefas de:

Recrutamento
O recrutamento visão analisar as necessidades da empresa, contratando um funcinário que mostre através da entrevistas habilidades, competência e identificação com a empresa.

Orientação
A orientação empresarial envolve a missão, visão e valores da empresa, deixando claro quais são as regras, objetivos e metas.

Treinamento
O treinamento é a melhor maneira de garantir com que o colaborador tenha o conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento do trabalho. Muitas vezes a falta de treinamento do capital humano, pode ser fundamental para o bom resultado no futuro.

Avaliação de desempenho
Fazer avaliações de desempenho de três em três meses, é garantir com que as falhas sejam discutidas e resolvidas, novas soluções sejam criadas e motivar o colaborador.

Salário e Metas
Uma remuneração justa é o necessário para com que o colaborador se sinta parte dos objetivos da empresa. Um salário muito abaixo do mercado pode ser fundamental para a satisfação e motivação. Outra parte importante são as metas, criar planos de remuneração por metas atingidas pode garantir uma melhor motivação e identificação com o projeto.

O investimento do capital humano através da gestão de pessoas libertar o potencial dos colaboradores é muitas vezes a chave para o sucesso de qualquer negócio. Quando os talentos de um funcionário não são canalizados corretamente, seu comportamento pode comprometer seriamente o sucesso da organização.