De acordo com recente matéria divulgada em sites de comunicação, uma pesquisa mostra que quem toma café da manhã tem menos problemas cardíacos. Um estudo foi realizado pelo Journal of the American College of Cardiology com 4 mil homens entre 40 e 54 anos sem nenhuma doença diagnosticada e que responderam a questionários sobre consumo de calorias em horários do dia, além de exames de imagem das artérias.
Os resultados foram os seguintes: 67% comiam qualquer coisa (de 5% a 20% das calorias), 30% tomavam um café completo (mais de 20% das calorias diárias) e 3% não comiam quase nada (menos de 5% das calorias).
Aqueles que driblavam o café tinham mais aterosclerose, uma circunferência abdominal maior, IMC, pressão, glicemia e colesterol maiores.
Mas é o café da manhã que protege o coração? Não! Na verdade, a pesquisa é mais uma de várias sobre o mesmo tema que vêm sendo feita nos últimos anos e que indica que por trás da falta de café estão hábitos pouco saudáveis, como comer grandes refeições à noite, abusar de produtos processados, beber em excesso, fumar e ser sedentário. O café da manhã é apenas um indicador de bons hábitos de saúde. Importante: a pesquisa também não trata de peso, ou seja, se o café da manhã reduz ou aumenta o peso.
Não tomar café da manhã, quase sempre significa abusar do jantar. Pode jantar, não precisa cortar os carboidratos, mas prefira uma alimentação leve e o mais cedo possível. Quanto mais tarde comemos, menos temos disponíveis as substâncias que levam as gorduras para o lugar correto, que é o tecido gorduroso subcutâneo.
Quando comemos no meio da madrugada, por exemplo, essas enzimas não estão presentes e a gordura fica ali mesmo, perto da barriga, alojada nas vísceras, onde é extremamente perigosa.
*Com informações de globo.com e Bem Estar.