Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10) o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR), tem sua situação atual sob controle.
Todos os procedimentos realizados foram feitos em um tempo-resposta extremamente adequado e em cumprimento a todos os requisitos de protocolo, afirmou o ministro.
Segundo Chioro, a identificação do caso foi feita pela Secretaria de Saúde de Cascavel. O paciente foi isolado e a Secretaria de Saúde do Paraná e o Ministério da Saúde foram alertados sobre a suspeita.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foi informada sobre o caso suspeito.
Entenda o caso
No dia 19 de setembro o homem suspeito de portar ebola, de 47 anos, saiu da Guiné. Ele teria desembarcado no aeroporto de Guarulhos no dia 19 de setembro.
Na última quinta-feira (9), o suspeito procurou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cascavel. Ele teria apresentado febre, tosse e dor de garganta.
O estado de saúde do paciente é bom, sem sintomas de hemorragia ou diarreia segundo boletim médico.
Mesmo assim, o paciente continua isolado.
Ainda segundo o ministro 64 pessoas tiveram algum tipo de contato com o homem, sendo 60 delas na UPA de Cascavel.
Todas essas pessoas são consideradas de baixo risco, mas serão submetidas ao monitoramento de temperatura uma vez por dia durante 21 dias.