Independentemente da localização, as dores de costas podem ser classificadas como agudas ou crônicas com base na sua duração.
As agudas são tipicamente de curta duração, e vão desde alguns dias até algumas semanas. A maioria das dores agudas são resultado de trauma nas costas ou de uma doença como a artrite. Os sintomas de dor aguda variam entre dor intensa até dores musculares leves, com flexibilidade e raio de ação limitados e incapacidade de se manter direito de pé.
Se a dor de costas durar 3 meses ou mais, é considerada como uma dor crônica. As dores de costas crônicas são frequentemente progressivas, o que significa que vão se agravando com o tempo. A causa da dor pode ser difícil de determinar e, normalmente, requer tratamento por um profissional médico.
Para qualquer tipo de dores de costas a prevenção, quando possível, é importante para a saúde a longo prazo. As medidas preventivas incluem manter uma postura adequada, manter um peso saudável e usar uma combinação de exercícios de fortalecimento.
Aplicar os princípios da ergonomia também pode reduzir o risco de lesão e dores de costas. A ergonomia é um modo de conceber mobiliário e utensílios para prevenir lesões do corpo – no trabalho e em casa.
Se tiver alguma dúvida sobre dores de costas ou sobre as opções de tratamento, consulte o seu médico.
___________________________
Conheça mais sobre a Pós em Ergonomia ofertada na Estácio.