Dia do Nordestino
No dia 8 de Outubro é comemorado o dia do Nordestino. O marco homenageia o centenário de um dos grandes representantes da região: Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa de Assaré, poeta popular, compostor e cantor cearense.
No Nordeste, também na mesma data é celebrado o aniversário do maranhense Catulo da Paixão cearense, músico, compositor e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
Em 2009, a data foi instituída pela Lei 14.952/2009 na cidade de São Paulo, por ser a cidade com maior número de nordestinos no país (fora o próprio Nordeste). A Lei é uma maneira de reunir a comunidade nordestina na capital para celebrar, além de tentar diminuir o preconceito sofrido por muitos migrantes ao mudarem para o sul do país.
O Nordeste agrega diversos valores culturais e sociais, pelas tradições e festas históricas baseadas em mitos, lendas, danças, supertições e manifestações artísticas, caracterizando uma traço importante do Brasil. Entre grandes personalidades do país nascidas na região podemos citar algumas:
- . Jorge Amado, escritor com livros traduzidos mundialmente
- . Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República
- . Antonio Ermírio de Moraes, engenheiro e fundador do grupo Votorantim
- . Oscar Schmidt, maior jogador de basquete da história do Brasil
- . Luiz Gonzaga, sanfoneiro
- . Caetano Veloso, músico
Nós, da Pós-graduação Estácio de Sá, parabenizamos os nordestinos pelo seu dia!