Hoje, dia 08 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Natação.
Com isso, nosso Coordenador Pedagógico do curso de Pós em Natação e Atividades Aquáticas, Prof. William Urizzi de Lima, concedeu-nos uma entrevista sobre o tema.
Confira:
1) Qual é a relação entre a água e a qualidade de vida do ser humano?
A relação do ser humano com a água é antiga, remota aos povos antigos que utilizavam da água como sobrevivência caça e pesca – e segurança, motivo pelo qual viviam próximos as zonas ribeirinhas e as habitações eram denominadas de lacustres.
Dos povos antigos o que mais aproveitou a água foram os gregos, inclusive existia uma lei a 689 do parlamento grego que dizia Todo cidadão educado deverá saber nadar. A água para os gregos representava relaxamento e um ótimo meio para a recuperação de lesões nos soldados quando voltavam da guerra. Uma dos princípios hidrodinâmicos mais antigo é o da flutuação elaborada pelo grego Arquimedes determinando Todo corpo imerso no fluído recebe um empuxo – força de baixo para cima igual ao volume da massa líquida deslocado.
Com o surgimento das primeiras competições no século 18 e a realização da primeira olimpíada da era moderna em 1896 a natação voltou-se mais para o competitivo, aumentando o grau de importância através do militarismo durante e após as guerras mundiais. A partir da segunda guerra mundial a natação contribuiu, como na Grécia antiga, na recuperação das lesões dos guerreiros, surgindo a hidroterapia sistematizada. Paralelamente a hidroterapia a água assume importância na recuperação indivíduos com problemas respiratórios, a asma e a bronquite.
Em princípio acreditava-se que os exercícios aquáticos curavam a asma e a bronquite, mas posteriormente, chegou-se a conclusão que amenizava e que nos casos alérgicos, auxiliava uma melhor respiração, através do fortalecimento dos músculos respiratórios, principalmente o diafragma, mas não curava devido ao processo alérgico.
A partir das observações acima, chegou-se a conclusão que as atividades aquáticas reeducam a respiração e fortalece os músculos respiratórios e se não for de origem alérgica aumentam as chances da cura.
A partir dos anos 70, com o aumento do número de locais para a prática sistematizada das atividades aquáticas, a água passa a contribuir com a qualidade de vida e saúde dos indivíduos. Teorias e experiências da natação competitiva são adaptadas à realidade dos alunos das escolas e academias, com objetivos da obtenção da saúde.
Atualmente o conceito mundial de saúde e qualidade de vida é a estimulação do coração atividades de predominância aeróbica; a manutenção ou melhora da estrutura massa magra ou muscular e o relaxamento, obtido através do prazer e o ambiente dos locais das práticas. A natação tem apresentado contribuições na qualidade de vida dos praticantes.
2) Sabe-se que a atividade física contribui para o desenvolvimento da criança. O que a natação pode proporcionar neste sentido?
Pelo dinamismo e relativa estabilidade do corpo na água, unidos a uma exercitação variada de posições provocando respostas psicomotoras globais, a natação atua como incremento da capacidade de equilíbrio, estática e dinâmica, como também do enriquecimento da imagem corporal, durante as primeiras etapas do desenvolvimento da habilidade sensório motora, favorecendo como conseqüência a estruturalizarão de comportamento inteligentes da criança.
A água é um ótimo meio para o desenvolvimento global da criança e principalmente pela facilidade de adaptação a qualquer faixa etária.
3) Como certificar-se de que as aulas estão apresentando o resultado esperado? Há elementos que os pais podem observar em seus filhos?
As análises dos resultados das crianças deverá ser integral, isto é, através de uma equipe multidisciplinar. O profissional da área aquática não analisa sozinho os resultados, a análise deverá ser realizada conjuntamente com outros professores e pais. Equilíbrio, coordenação e percepção motora, são alguns elementos observados.
4) Uma academia preocupada com o aspecto pedagógico das aulas infantis geralmente apresenta que fatores diferenciais?
Sim. O ponto alto de uma academia é a metodologia aplicada nas aulas, se constituindo no grande diferencial. A metodologia deverá conter um eixo norteador, contendo conceitos, objetivos gerais e específicos, desenvolvimento das habilidades, programas semanais e avaliações. A partir deste conceito as crianças são dividas em níveis pedagógicos para um melhor aprendizado. Na verdade uma academia de natação deverá ser uma escola formativa e não simplesmente uma academia.
5) O que os pais devem esperar dos professores de natação dos filhos?
Alguns aspectos são importantes: Profissionais formados vinculados ao CREF – Conselho Regional de Educação Física. Pós-graduação em Atividades Aquáticas, Educação ou Pedagogia. Caso a academia contrate estagiários, estudantes de Educação Física, que estes auxiliem, e não se responsabilizem diretamente pelas aulas.
6) Muito se especula a respeito da presença dos pais na piscina. Afinal de contas, estar presente durante as aulas é bom ou ruim?
Se a presença dos pais for uma estratégia dos professores não há problema algum, como por exemplo, uma criança de três anos que nunca freqüentou uma aula de natação, ficará receosa de ficar sozinha no recinto da piscina sem os pais, sendo assim é conveniente que os pais fiquem próximos o local da aula e aos poucos vão se afastando até observarem seus filhos de longe.
O que não é interessante são os pais interferirem nas aulas, porém, dificilmente isto acontecerá se receberem orientações dos professores e estes confiarem nas estratégias dos professores.
Prof. William Urizzi de Lima
CREF 00023-SP-4-G
Coordenador do curso de pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas