Uma das cenas que mais chocou os brasileiros durante a greve dos caminhoneiros foi a grande quantidade de alimentos jogados fora por terem passado do período de validade. O acontecimento chamou a atenção para o problema do desperdício que, segundo os dados da pesquisa recente realizada pela Edelman a pedido da Unilever, mostra que 49% dos brasileiros jogam comida fora diariamente em perfeito estado. 
 
Além disso, de acordo os dados do IBGE, em 2014, 7 milhões de brasileiros passam fome. Já, em 2018, o número sobe para mais de 13 milhões de pessoas. Com a crise econômica ainda não solucionada, a expectativa é de aumento nesse dado. O cenário pode ficar pior quando levamos em consideração que, mesmo com todo o desperdício, grande parte dos alimentos inutilizados não chegam ao prato dos famintos.
 
Para Lucina Quintão, presidente da ONG Banco de Alimentos, as pessoas desperdiçam por não conhecerem a dimensão do problema. Infelizmente, ainda é presente no imaginário da população que o país é abundante em recursos e, sendo assim, não falta comida. Ademais, a falta de planejamento doméstico na hora de comprar, armazenagem incorreta e o costume de colocar alimentos em excesso no prato, também podem ser citadas como causas do desperdício. 
 
De acordo com Luciana, a mudança só acontecerá por meio da conscientização e da educação, além de algumas atitudes que podem ser tomadas diariamente por todos, como um maior cuidado na hora de escolher e manusear as frutas e hortaliças e disciplina na conservação dos produtos. 
____________________________________
 
Compreenda mais, sobre este e outros assuntos, nos tópicos abordados na Pós em Vigilância Sanitária e nos cursos de Pós-Graduação da área de Saúde da Estácio. 
 
Fontes:
 
Estadão
 
HuffPost
 
senado.leg.br
 
G1
 
BBC
 
conexaoto.com.br 
 
Terra 
 
Gazeta Digital