Um acordo sancionado pelo Tribunal Regional do Trabalho definiu que empresas de São Paulo estão proibidas de demitir funcionários do setor de Tecnologia da Informação no período de 90 dias de trabalho. Essa medida tem, como principal finalidade, garantir a estabilidade para cerca de 160 mil trabalhadores da área de TI.
As negociações para melhorias no setor de TI estão em debate por grupos sindicais que representam profissionais de TI desde janeiro.Segundo o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo, os órgãos não conseguiram chegar a um acordo por causa de resistência empresarial. Agora os sindicatos decidiram o reajuste salarial, o vale-refeição e também novos pisos salariais para a categoria.
As mudanças preveem a proibição de demissões por 90 dias no Estado. O acordo também define mudanças para a área de Tecnologia e Informação: reajuste de 3,43% em cláusulas econômicas, com valor retroativo a janeiro deste ano; vale-refeição base diário de R$ 18,62, em 22 dias do mês; novo piso para Digitador, Técnico de Informática e Técnico de suporte helpdesk.
Afinal, o que faz um profissional de TI?
A sigla TI é empregada para profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação, um dos mercados que mais crescem no País. O setor abrange grandes e pequenas empresas, assim como organizações que querem se manter competitivas e atuais tecnologicamente. A tecnologia é empregada para facilitar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Altos investimentos em máquinas tecnológicas de alta performance tornam a atuação do profissional de TI cada vez mais necessários, uma vez que as corporações que atuam na internet estão, cada vez mais, usando banco de dados, desenvolvendo softwares, aplicativos, entre outros recursos fundamentais.
O profissional de TI é responsável pelo gerenciamento de informações em uma organização, criando e distribuindo estas informações em redes de computadores, além de analisar os processamentos de dados, engenharia de software, informática, hardware, entre outros recursos. Profissionais da área se relacionam com diversos setores da empresa, e devem estar aptos para dar orientações sobre uso de softwares e administração de sistemas, a fim de garantir o trabalho e produtividade de todas as equipes.
O mercado tem exigido cada vez mais por profissionais capacitados para lidarem em diversas áreas. Com a Tecnologia da Informação não seria diferente! Conheça o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação!