No mundo, cerca de 390 milhões de pessoas convivem com o diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a estimativa é de que a doença já acometa 13 milhões de brasileiros. Atualmente, existem 40 milhões de pré-diabéticos, e um levantamento mostra que 25% deles se tornarão diabéticos em até cinco anos.
Existem três tipos de diabetes:
Diabetes tipo 1: uma doença autoimune em que o sistema imunitário do corpo ataca as células produtoras de insulina do pâncreas. Pessoas com diabetes tipo 1 não conseguem produzir insulina e precisam de injeções de insulina ao longo da vida para sua sobrevivência. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas ocorre sobretudo nas crianças e nos jovens adultos.
Diabetes tipo 2: associado a fatores hereditários e adquiríveis, incluindo má alimentação, atividade física insuficiente e excesso de peso ou obesidade. Pessoas com diabetes tipo 2 podem ser capazes de gerir a sua condição mediante mudanças de estilo de vida, no entanto, medicamentos ou injeções de insulina também podem ser necessários para controlar os níveis de açúcar no sangue. O diabetes tipo 2 ocorre principalmente em pessoas com mais de 40 anos de idade, contudo, a doença também está se tornando cada vez mais prevalente em grupos mais jovens.
Diabetes gestacional: é uma doença que pode ocorrer em qualquer pessoa que esteja gestante, já que a gravidez ocasiona uma mudança muito grande no organismo e na glicose no corpo.
Você também pode gostar de:
6 dicas para viver uma vida saudável com diabetes
1. Vá até o seu médico de confiança
A compreensão do tipo de diabetes que você está enfrentando e de quais são os caminhos encontrados para tratá-lo é necessária para lidar com a doença. Exponha para o especialista seus medos, sua rotina e, sobretudo, sua alimentação. O importante nessa hora é criar um diário com exatamente tudo o que você faz durante o dia: não deixe passar nenhum detalhe, pois talvez em pequenos acontecimentos do dia a dia possa estar a chave para seu diabetes.
2. Siga a dieta recomendada
O nutricionista irá lhe dar toda a base de uma alimentação funcional para a manutenção do seu bem-estar, no intuito de combater o diabetes. O importante nesse caso é que todo e qualquer alimento consumido que não esteja na dieta seja avisado ao profissional. Muitos alimentos, em suas embalagens, parecem oferecer uma vida saudável, porém, em sua composição, eles estão recheados de açúcar e outros acréscimos que podem aumentar o seu nível de glicose.
3. Beba pelo menos 8 copos de água por dia
A água sempre será a melhor escolha para a sua saúde, mas você também pode consumir outros líquidos como: chá, café, bebidas dietéticas, bebidas com baixas calorias, entre outras, salvo aconselhado pelo seu médico. Pode ser necessário limitar a ingestão de leite em virtude de seus açúcares naturais.
4. Fazer exercício físico regularmente
Pergunte ao seu médico a quantidade recomendada de exercício para o seu caso. Em geral, entre 20 a 30 minutos por dia, pelo menos 5 dias na semana costuma ser o suficiente. Procure praticar atividade física em grupo, pois, assim, um sempre vai motivar o outro, ou, até mesmo, em uma academia.
5. Tome seus medicamentos conforme o indicado
Ao ignorar o uso adequado dos medicamentos indicados, você pode aumentar os riscos causados pelo diabetes. Siga sempre a recomendação do seu médico sobre como tomar os seus medicamentos na hora certa e na dosagem correta.
6. Dormir de 7 a 8 horas por noite
Uma boa noite de sono ajuda no descanso de todos os nervos e sistema do corpo. Isso fará os problemas de diabetes diminuirem e melhorará sua pressão arterial.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.