A campanha internacionalmente conhecida como Outubro Rosa é celebrada em todo o mundo e visa à conscientização sobre o câncer de mama por meio do compartilhamento de informações sobre a doença, formas de prevenção e acesso a serviços de diagnóstico e tratamento. Essa campanha teve início nos Estados Unidos, em 1990, e foi iniciada pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, após aprovação do Congresso Americano para que o mês de outubro se tornasse o mês nacional de prevenção do câncer de mama. A Fundação foi a primeira a utilizar o símbolo da campanha, que é representado pelo laço cor-de-rosa, que foi distribuído para participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, em Nova Iorque. Anteriormente, vários estados do país já tinham ações isoladas com o mesmo objetivo de conscientizar pessoas sobre o câncer e sua prevenção.
Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a celebrar e a dar maior visibilidade a ações voltadas para a conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama, oficialmente denominadas Outubro Rosa. O nome buscava sensibilizar a população, e praças e locais públicos eram enfeitados com laços. Posteriormente, surgiram ações maiores, como corridas, desfiles de moda com pacientes curados do câncer de mama, partidas de boliche e outros eventos que buscavam promover a campanha.
No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes da causa, que contaram com o apoio de uma conceituada empresaeuropeiade cosméticos, que iluminaram o Obelisco em alusão à campanha Outubro Rosa.
A popularidade da campanha alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, trazendo conscientização, informação, prevenção e, o mais importante, salvando vidas! A cor rosa em locais públicos durante o mês de outubro se tornou uma leitura visual compreendida mundialmente!