Viajar pela empresa é algo muito corriqueiro para algumas pessoas, e para outros nem tanto. Para esses que não estão habituados, podem ocorrer erros – cometidos por ingenuidade ou mesmo por “pilantragem” -, e isso pode levar a uma situação desconfortável que acaba comprometendo a carreira profissional.


Primeiramente, quando se viaja a trabalho, não se viaja por prazer, não se trata de passeio turístico. A prioridade da viagem é o trabalho, pelas atividades estabelecidas pelas gestão responsável pela viagem.

Aqui vão alguns conselhos para prevenir os erros e conseguir uma boa situação:
– O álcool: Beber socialmente pode se tornar perigoso. O ideal é moderar o máximo possível e também evitar.

– Gastos “corporativos”: Não utilize o dinheiro dos encargos da viagem para benefício  próprio, como restaurantes caros, serviços de quarto excessivos e afins. Essa postura causa um descontentamento da empresa, que leva a uma desconfiança no funcionário. Superfaturar notas fiscais para reembolso também não é válido, pois isso é fraude, e resulta em demissão.

– Pontualidade: Apesar de ser em outra cidade, não se atrase em seus compromissos e nem culpe o desconhecimento dos itinerários por causa disso. Seja sempre pontual e, de preferência, calcule seu tempo e realize suas tarefas com antecedência.

– Disponibilidade para as ligações da empresa: Mantenha sempre o celular da empresa e o seu próprio ligados. Se por acaso ligarem no número e não for atendido, pode causar a impressão de descaso. Se por ventura não for possível atender, retorne a ligação assim que possível.