Atuando diretamente na conservação do alimento ou até mesmo no auxílio para a preparação de um prato saboroso, o sal é utilizado pela maioria dos brasileiros todos os dias, causando problemas sérios para a saúde. O problema surge pelo fato de o consumo de sal ser exagerado, isso faz com que a pressão arterial se eleve, causando doenças cardíacas e retenção de líquido no organismo. O recomendado para uma nutrição saudável é que sejam ingeridos por dia entre 5 e 6 gramas de sódio, isso é mais ou menos uma colher de chá de sal.
O uso do sal no Brasil é cultural, em todos os pratos que preparamos utilizamos sal e mesmo com a quantidade necessária na comida, ainda colocamos um pouco mais. Acontece que o sódio utilizado prejudica – e muito – a saúde. Para uma pessoa que tem familiares com doenças cardíacas, esse pode ser o caminho mais fácil para adquirir a doença, isso incluí pressão arterial elevada, entupimento das vias arteriais e aceleração dos batimentos cardíacos. Isso significa que no futuro a chance de a pessoa sofrer um ataque cardíaco ou um derrame é muito grande.
O melhor modo para preservar a saúde é aprender a desfrutar do sabor do alimento e utilizar cada vez menos o sal na preparação das refeições. Os especialistas em nutrição recomendam que o uso de temperos naturais é a melhor opção, como: salsinha, orégano, coentro, alho, hortelã e alecrim.
Um fator importante que temos que levar em consideração na hora de comprar os temperos industrializados, é que normalmente nos molhos prontos como, shoyu, mostarda, maionese, ketchup e outros condimentos, temos que olhar o rótulo e a quantidade de sódio presentes no produto. A dica é que você deixe de comprar tais alimentos e tente usar sempre a receita natural, como por exemplo em vez de comprar um molho de tomate industrializado, compre os tomates orgânicos e faça o seu próprio molho ao sugo.
O consumo moderado de sal melhora a qualidade de vida, não acarreta prejuízos ao sabor e propicia bem-estar.