A infecção do trato urinário, é causada por bactérias em alguma estrutura desse sistema, desde a uretra até o rim. Nos primeiros estados, esta infecção pode ser dolorosa ou irritante, também pode se transformar em um grave problema de saúde, se não for tratada. Estas infecções são relativamente fáceis de diagnosticar e tratar, mas é melhor evitá-las por completo, se possível.
Uma das maneiras mais óbvias para evitar infecções do trato urinário é manter a uretra e áreas ao redor limpas, especialmente para as mulheres. Se a área se torna hostil às bactérias, eles não serão capazes de colonizar e causar uma infecção. Por esta razão, roupas íntimas não devem ser compartilhadas entre as pessoas pela possibilidade de transmissão de bactérias e outros microorganismos.
Há também algumas hábitos que podem ajudar a reduzir as chances de contrair infecções do trato urinário. Beber grandes quantidades de água e manter a hidratação adequada é importante. As pessoas também devem criar o hábito de urinar quando sentem necessidade, ao invés de segurá-lo, pois há aumento de chance de colonização das bactérias.
Às vezes, todas as medidas preventivas não são suficientes para evitar uma infecção urinária. Coceira, ardor, dor ao urinar, urina turva, ou a necessidade constante de urinar são todos sintomas característicos. Os pacientes devem procurar tratamento imediato para que a infecção pode ser detectada e eliminada o quanto antes.
Conheça os cursos de Pós em Enfermagem