A Copa do Mundo no Brasil começou e com ela milhões de pessoas no Mundo estão assistindo e dando suporte a suas seleções. Para nós brasileiros essa Copa tem um sabor especial e ao mesmo tempo diferente, por estarmos jogando em casa após 64 anos, por estarmos passando por um momento delicado no País e por sermos considerados favoritos. Só de pensar em tudo isso seu coração já pulou pela boca? Agora imagina para Luiz Felipe Scolari (Técnico da Seleção Brasileira), sua comissão técnica e seus jogadores. A pressão para que eles ganhem esse hexa é muito grande e Felipão tem uma arma muito grande para lidar com esse clima, a Psicologia do Esporte.
O clima de oba oba é o primeiro fator que Felipão tem em vista com seus jogadores, a tática dele é transformar essa visão de já ganhou, em confiança e garra. Para isso, a Seleção Brasileira contará com a experiente Regina Brandão, especialista em psicologia do esporte e que trabalha com o técnico do Brasil desde 1993. Ela terá a missão de avaliar e monitorar todos os 23 jogadores durante a preparação e durante a Copa do Mundo. Esse trabalho feito pela psicologa será de suma importância para que Felipão tenha ferramentas, no intuito de potencializar a individualidade emocional de cada jogador, gerando confiança, determinação e motivação.
Claro que a parte física será muito importante, até porque a maioria dos jogadores jogam na Europa e eles estão em final de temporada, onde a desgaste físico é imenso e o surgimento de lesões é aumentado. Mas a equipe técnica acredita que com o perfil de cada jogador traçado e o psicológico trabalhado, os atletas terão menos erros e o entendimento do próximo, fazendo com que o time ganhe em união de grupo.
Vamos torcer para que a Psicologia do Esporte ajude no dia a dia da concentração brasileira e no trabalho em campo. Assim só dependerá de nossa habilidade e o suporte de mais 200 milhões de vibrações por todo o Brasil.
Que venha o HEXA!!!