O conflito é uma situação normal da vida seja ele pessoal ou profissional. Isso porque, pessoas possuem pensamentos diferentes e não concordam com tudo o tempo todo. Aprender a lidar com os conflitos da vida e não evita-lós é a melhor forma de crescer pessoalmente e profissionalmente, pois você consegue administrar, respeitar e resolver o problema enfrentado.
Quando o conflito é mal administrado, ele pode causar grande dano a um relacionamento, mas quando tratados de uma forma respeitosa, positiva, o conflito é uma oportunidade para fortalecer o vínculo entre duas pessoas ou empresas. Ao aprender essas habilidades de resolução de conflitos, fará você manter seus relacionamentos pessoais e profissionais muito mais fortes.
Como aprender com o conflito?
- Um conflito é mais do que apenas um desentendimento. É uma situação em que uma ou ambas as partes percebem uma ameaça.
- Conflitos ganham uma força maior quando ignorados. Porque conflitos envolvem as ameaças à nossa sobrevivência e bem-estar, eles ficam com a gente até que enfrentemos e ocorra a resolução.
- Conflitos desencadeam emoções fortes. Se você não está confortável com suas emoções ou está capaz de gerenciá-los em momentos de estresse, você não será capaz de resolver o conflito com sucesso.
- Os conflitos são uma oportunidade de crescimento. Quando você é capaz de resolver o conflito em um relacionamento, você ganha confiança. Você pode se sentir seguro sabendo que seu relacionamento pode sobreviver a desafios e desentendimentos.
O conflito na Gestão
O conflito na Gestão ocorre muitas vezes quando o Gestor não possuí preparo para administrar problemas, opiniões opostas, necessidades e até mesmo seus colaboradores. Para estar à frente de uma empresa ou de pessoas é preciso entender e respeitar o oposto, pois só assim você será capaz de criar uma relação de trabalho forte e de sucesso. É preciso analisar que sempre estamos aprendendo e ensinando, por isso o conflito pode ser solucionado de forma calma e positiva.
O que fazer durante um conflito na Gestão?
- Gerir o stress rapidamente, permanecendo alerta e calmo. Ao ficar calmo, você pode ler e interpretar corretamente a comunicação verbal e não verbal.
- Controle suas emoções e comportamentos. Quando você está no controle de suas emoções, você pode comunicar suas necessidades, sem ameaçar, amedrontar ou punir os outros.
- Preste atenção aos expressar o seus sentimentos, bem como as falas dos outros.
- Fique atento e respeite as diferenças. Ao evitar palavras e ações desrespeitosas, você quase sempre pode resolver um problema mais rápido.