As energias renováveis referem-se a fontes de energia naturais, contínuas e de grande porte, como por exemplo as energias solar, eólica, da água, geotérmica, e certos biocombustíveis. A desvantagem das fontes renováveis de energia é que elas geralmente requerem uma quantidade substancial de infra-estrutura para extrair energia em uma quantidade apreciável. Por exemplo, a coleta de energia solar requer painéis solares caros e que tomam grandes áreas, a energia eólica colheita requer muitas turbinas eólicas.
Hoje, a energia renovável é mal explorada. A maioria dos países recebem menos de 10% da sua energia a partir de fontes de energia renováveis. Os combustíveis fósseis são mais fáceis de encontrar, e que atualmente, provém mais energia a cada dólar investido na sua extração. Alguns países, como a Islândia ea Noruega, obtém grande parte de sua energia a partir de fontes de energia renováveis, mas isso é porque eles estão convenientemente localizados em áreas onde há atividade geotérmica abundante. Para outros países, a transição para as energias renováveis exige investimentos significativos.
Em última instância, a fonte de energia renovável que oferece a maior quantidade de energia é a energia solar. Há milhões de capitais de risco e fomentos do governo sendo investidos em start-ups que procuram aumentar a eficiência e reduzir o custo das células solares, e o progresso está sendo feito. Fornos solares, que condensam os raios do sol em um foco de espelhos, em seguida, usam o calor para ferver líquidos e girar turbinas, são uma maneira mais eficiente do meio de aproveitamento da energia solar do que os painéis solares convencionais. Eventualmente, vamos explorar os volumes gigantescos de espaço para criar painéis solares e energia para onde ela é necessária.
Nesse meio tempo, podemos extrair quantidades apreciáveis de energia de outras fontes renováveis, como a água e o vento. Por exemplo, a recém-concluída Barragem das Três Gargantas na China vai produzir 18 gigawatts de potência contínua, quando todos os seus geradores estiverem instalados. Isto irá fornecer cerca de 3% da demanda nacional de eletricidade.
Conheça o MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável