No texto anterior A saúde do músculo, apontamos alguns dos cuidados que devemos tomar com os nossos músculos e de que maneira devemos agir para fortalace-lós de maneira correta. Com a ajuda do professor Alexandre Evangelista, dos cursos de pós em Educação Física chegamos a cinco dicas para você melhor sua saúde muscular.
Hoje vamos apontar mais dicas que farão você rever os seus hábitos de exercício, alimentação e de vida:
6. Não comer o suficiente e certo
Quando não nos alimentamos direito podemos estar contribuindo para o acumulo de gordura e não fortalecimento muscular, mas se você está levantando consistentemente e corretamente, a maioria do que você está tomando e comendo deve ser convertido para os músculos. Os nutricionistas recomendam que o consumo de alimentos devem ser feitos de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades. Se você fica muito tempo sem comer, o seu corpo quando registra o alimento, ele armazena gordura para obter energia de emergência. Isto faz com que as riquezas dá protéina não chegue aos músculos, atrapalhando a sua recuperação, fortalecimento e resistência.
Escolha proteínas de fácil digestão como peixe e frango(Carne branca). Já as carnes vermelhas são muito pesadas e os valores nutricionais não são tão ricos quantos o da carne branca.
7. Cuidado com o excesso de Cardio
Muitas pessoas buscam a perda de peso através dos exercícios físicos e com isso acabam exagerando na hora de fazer os exercícios de Cardio (Aerobio). Há três maneiras que o cardio normalmente anula ganhos musculares: fazê-lo muitas vezes, fazê-lo por muito tempo e ou fazê-lo com o estômago vazio. Quando você acorda, seu corpo já está em um estado catabólico (Queimando músculo), por isso tome cuidado com o tempo, nunca ultrapassando os 45 minutos, faça uma vez ao dia e nunca esteja com o estomago vazio.
Consulte o seu professor de Educação Física e veja qual é o melhor treino de cardio para você.
8. Favorecer músculos
Muitas pessoas por terem um rotina muito corrida acabam esquecendo do plano de treino e com isso quebram a evolução dos músculos. Todo o músculo precisa de descanço e também precisam ser trabalhados pelo menos 2 vezes por semana. Pulando ou dando preferência a determinados músculos, o corpo não consegue se recuperar e produzir resultados de fortalecimento e força.
9. Alongamento
O alongamento é com certeza considerado chato para a maioria de pessoas, porém o que muitos não sabem é que ele acelera a recuperação e aumenta a amplitude do movimento do músculo, tornando mais espaço para as fibras musculares para crescer.