Cada vez mais as pessoas buscam resgatar a qualidade de vida em suas vidas, porém, a quantidade de atividades e responsabilidades durante todo o dia tornam o caminho para a paz interior mais distante. Claro que todos nós temos diferentes vidas, atividades e problemas, no entanto saber organizar o dia-a-dia é o passo primordial para saber como o tempo está sendo usado a favor. Existem diversas situações rotineiras que precisam ser avaliadas e consertadas, mas a principal de todas é o sono.
Para o professor Newton Nunes, dos cursos de Pós em Educação Física, uma noite de sono curta pode ocasionar diversos problemas de saúde, principalmente o acúmulo de gordura abdominal e o ganho de peso, isso causado pela falta de descanso que acarreta a desaceleração do metabolismo. Quando dormimos o organismo libera leptina, hormônio que informa ao cérebro que não precisamos nos alimentar, que estamos sem fome. Portanto, tendemos a comer mais se não dormirmos bem.
Bem antes do café da manhã, uma noite de sono bem dormida é o primeiro passo para a qualidade de vida. Isso porque se não dormimos bem nosso corpo não consegue recuperar todas as energias ou até mesmo recuperar-se de ferimentos ou lesões. Além disso, uma noite curta de sono ou até mesmo a insônia por longo período pode ocasionar problemas psiquiátricos futuros, sendo necessário a intervenção de um psicólogo e de medicamentos.
O recomendado por diversos especialistas do sono é que uma boa noite de sono gira em torno de 7 à 8 horas por dia, isso faz com que o corpo não acumule cortisol, hormônio liberado em situações de estresse e irritação. As pessoas que dormem menos de 7 horas por dia não conseguem recuperar a energia e também sofrem pela falta dela durante o dia. Se sentindo mais cansado o individuo fica mais sensível, irritado e de mau humor, deixando visível que algo de errado está acontecendo, além de não possuir força necessária para os exercícios.
Outro fator importante é que o sistema digestivo durante o período noturno não funciona com tanta velocidade, fazendo com que o processamento dos alimentos fique lento. Se uma pessoa tem o seu jantar muito perto da hora de dormir, o sistema digestivo não consegue processar tudo. O organismo tenta ajudar o sistema a lidar com o excesso de alimento, no que acarreta no aumento dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea, deixando o corpo agitado e como se estivesse acordado.
Para isso, juntamos algumas dicas para você ir para a cama e conseguir ter uma boa noite de sono:
–
Troque sua colchão de dois em dois anos;
– Não economize na hora de comprar o seu travesseiro;
– Evite cafeína após as 14h;
– Faça atividade física
– Desligue qualquer aparelho eletrônico antes de dormir, como televisão, rádio e celular;
– Não leve trabalho para casa;
– Coma sempre até as 20h;
– Não discuta problemas antes de dormir, a agitação pode atrapalhar o seu sono;
– Organize tudo para o dia seguinte.