Os médicos são uma parte importante do campo da medicina do esporte, no entanto, eles não são os únicos envolvidos na área. Outros profissionais envolvidos são nutricionistas, personal trainers, fisioterapeutas e psicólogos esportivos. Dependendo do campo específico em que um indivíduo está tentando entrar, pode ser exigido grau de bacharelado ou de pós-graduação. Alguns podem ainda querer continuar a sua educação baseada na competição por empregos.
O objetivo da medicina esportiva é evitar lesões e otimizar um estilo de vida saudável. Uma vez que uma lesão ocorre, o objetivo é, em seguida, verificar se a pessoa ferida tendo uma recuperação completa na medida do possível. Em alguns casos, isto pode significar nenhuma perda notável de desempenho, mas em outras, pode haver uma perda substancial.
Alguns médicos que já se especializam em uma área específica podem ainda decidir se especializar em medicina esportiva. Por exemplo, um cirurgião ortopédico, que já é um especialista, pode decidir passar para o campo da medicina esportiva. Como o médico trabalha mais tempo com lesões relacionadas a esportes, sua habilidade em tratar essas lesões, naturalmente, cresce. Isso pode ser muito importante, especialmente para os atletas profissionais que estão lesionados e dependem de um bom médico para que eles possam continuar em seus esportes.
Também deve ser notado que medicina esportiva não é exclusivamente dedicada aos atletas profissionais, apesar de ser o que muitas pessoas podem pensar quando ouvem o termo. Muitos profissionais de medicina esportiva trabalham suas carreiras inteiras sem ver um atleta profissional como cliente. Com a vida cada vez mais ativa dos indivíduos, a medicina esportiva está se tornando mais importante para a população em geral.
Em alguns casos, aqueles com lesões não-esportivas, também procuram um especialista em medicina esportiva, simplesmente porque a lesão normalmente ocorre nos esportes. Isso se aplica especialmente aos problemas dos ossos e ligamentos. Algumas dessas lesões podem ser muito difíceis de lidar, e um especialista em medicina esportiva pode ser a melhor opção disponível.