Segundo os dados da Global Enterpreneuship Monitor (GEM) pequenos e médios negócios respondem por mais de 25% do PIB e por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Os dados apresentam uma realidade importante no atual cenário da economia, que corresponde à presença de pequenas e médias empresas no país.
Entretanto, os números não revelam os problemas mais complexos enfrentados pelos empreendedores diariamente. A falta de organização torna o sucesso da empresa inviável e cheio de obstáculos, levando à falência muitos dos possíveis negócios promissores. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, de todas as 733,6 empresas criadas em 2010, apenas 277,2 sobreviveram até 2015. Sendo assim, uma boa organização e planejamento interno nas organizações certamente é essencial para prosperar no mercado.
Desta forma, ao fazer uso do planejamento estratégico, é possível avaliar a situação financeira da organização e explorar melhor os caminhos para que ela se mantenha na ativa. Ser um profissional bem preparado e organizado pode apresentar uma vantagem importante na hora de adquirir competitividade e garantir uma melhor alocação dos recursos da empresa, produzindo bom aproveitamento de recursos e sucesso no futuro.
Por isso, diante da atual situação da economia e dos desafios encontrados pelos negócios, a capacitação de profissionais qualificados e com a habilidade em planejamento é um diferencial importante, que conta pontos no mercado de trabalho.
__________________________