Quando criança ouvimos nossas mães e avós falando – Você precisa comer mais ferro para crescer forte e saudável!, porém nunca parávamos para saber o porquê o ferro é tão importante para a nutrição infantil e quais são os seus reais benefícios. Pois é, tudo o que elas falavam era para o seu bem, o ferro é um do nutrientes mais importantes para o organismo humano, isso porque ele age diretamente na fabricação da hemoglobina, o componente que produz células vermelhas para o sangue e no transporta o oxigênio para todas as células do corpo.
Os glóbulos vermelhos circulam por todo o corpo fornecendo oxigênio para todas as células humanas. Sem a ingestão de alimentos ricos em ferro o corpo não consegue produzir hemácias o suficiente e, com isso, os tecidos e órgãos não obterão o oxigênio de que necessitam. Portanto, sua ingestão, principalmente por crianças e adolescentes, é necessária para obter crescimento e saúde ideais.
A deficiência de ferro pode afetar o crescimento e pode levar à dificuldades na aprendizagem e problemas comportamentais. E isto pode progredir para a anemia por deficiência de ferro (uma diminuição no número de glóbulos vermelhos no corpo).
Muitas pessoas com anemia por deficiência de ferro não têm quaisquer sinais e sintomas porque a oferta de ferro do corpo está se esgotando lentamente. Mas, como a anemia progride, alguns destes sintomas podem aparecer:
– Fadiga e fraqueza;
– Pele pálida e mucosas;
– Batimentos cardíacos rápidos ou sopro cardíaco (detectado em um exame por um médico);
– Irritabilidade;
– Diminuição do apetite;
– Tonturas ou sensação de ser vertigens.
Quanto de ferro a criança e adolescente precisam?
A quantidade de ferro que a criança e adolescente precisam varia de acordo com a idade e estágio. Para ter uma noção ampla da nutrição rica em ferro iremos pontuar cada idade e estágio:
Bebês de 4 a 6 meses de idade
O próprio leite materno é rico em ferro, o que auxilia no crescimento do bebê em seus primeiros meses de vida. A mãe nessa fase deverá continuar com as vitaminas pré-natais, no intuito de fortalecer o leite em nutrientes. No caso de mães que não podem amamentar, o bebê deverá ter uma dieta rica em cerais com ferro, orientadas por um nutricionista infantil.
Bebês de 7 à 12 meses de idade
Nessa fase a quantidade de ferro necessária na dieta é de 11 miligramas por dia. O leite materno nessa fase é muito importante, além de ter o suporte de um suplemento infantil com ferro.
As crianças
entre 4 à 8 anos
Elas precisam de 10 miligramas de ferro por dia.
As crianças entre 9 à 13 anos
Elas precisam de 8 miligramas de ferro por dia.
Os adolescente meninos e meninas
Na fase da adolescência meninos e meninas tendem a precisas de quantidades diferentes de ferro na dieta. O ideal para os meninos é de 11 miligramas por dia, já para as meninas a quantidade ideal é de 15 miligramas de ferro por dia, visando o período menstrual, quando há perda de sangue.
Os adolescentes atletas
Os jovens atletas que praticam regularmente exercício intensos tendem a perder mais ferro e podem exigir ferro extra em suas dietas. Sempre com a receita preparada por um nutricionista.
Caso você perceba alguma alteração na vida de uma criança próxima, que tenha relação com os sintomas relacionados acima, indique uma consulta com um médico, que poderá fazer um simples exame de sangue para procurar anemia por deficiência de ferro. O importante é ter em mente a quantidade de ferro para cada período de vida, pois a ingestão excessiva de ferro também pode causar problemas de saúde, você nunca deve dar ao seu filho suplementos de ferro sem antes consultar o seu médico.