A importância de beber água
A água é a substância em maior quantidade no corpo humano (em torno de 72%) e componente fundamental de todos os tecidos do organismo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano conseguiria funcionar por poucos dias. No entanto, grande parte da população se esquece de ingerir uma quantidade adequada desse elemento vital para nossa saúde.
A água executa diversas funções no corpo humano, como:
- auxílio na digestão;
- serve de meio para uma série de reações químicas;
- dilui compostos que podem ser tóxicos;
- ajuda o processo de excreção do corpo;
- ajuda a manter a temperatura do corpo estável;
- atua como base para o sangue e as lágrimas.
A falta constante de água em nosso organismo pode causar sérios problemas no futuro e por nossa saúde em risco. Depois do oxigênio, é a substância mais importante no processo metabólico. Confira abaixo algumas razões pelas quais deve-se ingerir água:
- Manter a hidratação: Quando sentimos sede é sinal que já estamos desidratados. A desidratação contínua causa envelhecimento precoce, pois o organismo tira água dos órgãos para dar aos tecidos em necessidade.
- Evitar doenças: Alergias, asma, colite, constipação, hemorróidas, cálculos renais podem estar associadas ao baixo consumo de água.
- Limpar o organismo: O organismo está constantemente produzindo centenas de substâncias por diversas reações, e algumas delas em grandes quantidades podem ser tóxicas. Por isso, recomenda-se a ingestão constante de água para aumentar o fluxo urinário e “limpar” o organismo.
- Emagrecimento: Estudos comprovam que o consumo de água acelera a perda de peso em casos de dietas reguladas.
Em média, recomenda-se a ingestão de dois litros de água por dia, o que equivale a oito copos, para um funcionamento adequado do organismo, no entanto, o líquido pode ser substituído por outras bebidas e alimentos ricos em água. Além disso, a quantidade ideal de água varia de acordo com a quantidade de atividade física, composição do corpo e o clima onde o invidíduo reside.
Conheça os nossos cursos de Pós-Graduação!