Após a descoberta do vazamento de dados pelo Facebook para a empresa Cambridge Analytica, a polêmica acerca da segurança digital ganha notoriedade no ambiente empresarial. Com a chegada das novas tecnologias, os sistemas conseguem guardar mais informações. Em contrapartida, ficam mais vulneráveis para o ataque ou roubo de dados por terceiros. Dessa forma, entender os benefícios e desafios na área de TI (Tecnologia da Informação) é essencial para a sobrevivência no competitivo mundo dos negócios. 
 
O escândalo do Facebook alertou para o mundo que perigo na internet não encontra-se somente nos hackers de computador, mas é mais complexo do que parece. E para piorar a situação, esta é só a “cereja do bolo”. De acordo com o relatório publicado pela Norton Security, no início do ano de 2018, mais de 130 bilhões foram roubados dos consumidores por meio de crimes cibernéticos. 
 
Por mais assustador que seja, o problema tende a se alastrar caso não sejam tomadas atitudes para lidar com a situação. Principalmente quando estamos falando do Brasil que, segundo a empresa multinacional Thomsom Reuters, é o país mais vulnerável da América Latina em cyber segurança. Alguns recursos podem ser utilizados na hora de garantir uma maior eficiência na segurança digital, entre eles, os principais são: a criptografia, o armazenamento em nuvem e o gerenciamento de servidores. Já os benefícios, vão desde o aumento de produtividade, até a melhora de vantagens competitivas, tendo em vista a preferência dos clientes por empresas com a maior confiança de proteção. 
 
Entretanto, mesmo com as ferramentas disponíveis e um setor de TI forte, o risco continua existindo, até para aqueles que consideram-se especialistas em tecnologia. Estar atento nunca é demais, principalmente quando as finanças estão em jogo. Portanto, ter um sistema de segurança e informação bem implementado, com uma equipe de colaboradores bem treinada e atualizada sobre os avanços no mundo da tecnologia é fundamental para evitar ataques cibernéticos. 
 
É por esses motivos que a Universidade Estácio de Sá conta com ótimos cursos de Pós-Graduação a Distância na área de Tecnologia da Informação, capacitando os  seus alunos a atuarem nas mais diversas situações. Para conhecer mais, não perca a oportunidade e faça a sua inscrição! 
 
Fontes:
 
R7
 
Estadão
 
Help Digital 
 
Terra 
 
Administradores
 
psafe.com 
 
Jota
 
The Guardian 
 
 
Texto por Gabriel Magalhães