A importância da Ergoespiromtria na Educação Física para atletas
A ergoespirométria é um exame usado para analisar as funções cardiorrespiratória de um atleta, monitorando as ações cardíacas e de limiares ventilatórios (LVs). O objetivo é analisar o volume de ar e a velocidade de inspirações e expirações durante a respiração no exercício. Com ele os educadores físicos conseguem analisar eventuais problemas cardíacos e respiratórios, para assim prescrever atividades física específicas para atletas.
O exame é feito com uma esteira específica (teste ergométrico), que possuí um tubo bocal que conecta a uma máquina, registando os resultados de respiração pulmonar. Alguns fios são conectados ao peito do atleta para monitorar as funções cardíacas, analisando possíveis riscos e deficiências do mesmo.
” O educador físico tem que saber conduzir a avaliação ergoespirométrica e através da interpretação dos resultados, prescreverem o treinamento físico visando o aprimoramento das funções cardiorrespiratória” diz o Professor Silvio Marques, dos cursos de Pós em Educação Física.
Assim o profissional consegue recolher todos os resultados feito no exame e prescrever as melhores atividades físicas visando dificuldades e facilidades, tais como previnir problemas ligados:
– Doenças do músculo do coração (Miomiocardiopatias);
– Doenças pulmonar;
– Reabilitação após traumas;
–
Arritmias;
– Insuficiência cardíaca;
– Síndromes coronárias agudas;
– Parada cardiorrespiratória.
No Mundo do esporte a Ergoespirometria é usada com frequência, pois eventos como morte súbita ou parada cardíaca aguda, podem acontecer a qualquer momento. Com o check up feito pelos educadores físicos, o profissional reduz a chance desses eventos ocorrerem.