A comunicação é um dos pilares da boa gestão, tendo em vista que o sucesso organizacional depende de uma estratégia de comunicação bem elaborada, incluindo a comunicação organizacional.

O que é comunicação corporativa e qual é a sua importância?

Comunicação corporativa, também conhecida como comunicação empresarial ou comunicação organizacional, é o conjunto de práticas e atividades comunicativas realizadas pelas organizações para promover o relacionamento com seus públicos.
 
A comunicação, atualmente, é fundamental para que as empresas possam administrar seus relacionamentos com seus públicos específicos. Nesse aspecto, a comunicação organizacional, dentro das empresas, é o elo entre as suas diversas manifestações comunicacionais.
 
O elo é de extrema importância para garantir o alinhamento do discurso em todos os aspectos, desde o alinhamento da comunicação com os propósitos até o alinhamento de todas as frentes de comunicação de uma organização.
 
Esse alinhamento é o que garante a eficiência da comunicação nas empresas. 

Benefícios de uma boa comunicação corporativa nas empresas:

• fortalece a cultura organizacional da empresa;
• melhora o clima organizacional;
• ajuda a evitar conflitos;
• transparência e alinhamento estratégico;
• promove a coerência entre os discursos adotados pela empresa;
• aumenta a produtividade dos colaboradores.
 
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A comunicação organizacional no contexto da comunicação interna

Estabelecer o diálogo entre membros é um dos desafios enfrentados por gestores de diferentes áreas. Considerando que toda empresa é constituída de pessoas, e todas trabalham para oferecer bens ou serviços de qualidade, garantir uma integração e um alinhamento é importante para a conquista de metas e objetivos dentro de uma organização.
 
Atualmente, coordenar uma equipe envolve, além de liderança e planejamento, saber estabelecer o relacionamento entre funcionários, organização e público.
 
Para conquistar estes propósitos, é essencial utilizar estratégias que otimizem o convívio e a troca de ideias, estimulando o colaborador a se sentir mais parte do coletivo e, principalmente, confortável para compartilhar opiniões, críticas e dúvidas.
 
A pesquisa realizada pela Tower Watson (empresa multinacional) revela que gerentes com uma comunicação eficiente ajudam a manter o engajamento dos funcionários, resultando em uma taxa de produtividade 26% maior.
 
Ainda assim, se os colaboradores não enxergarem perspectivas a longo prazo, a entrega de bons resultados reduz consideravelmente.
Por isso, valorizar a participação de todos é um diferencial na hora de garantir o bem-estar no local de trabalho e o funcionamento das organizações.

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Destinada aos graduados nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Comunicação e Marketing, Recursos Humanos e Pedagogia, a pós EAD em MBA em Comunicação Corporativa pretende fornecer subsídio técnico-científico para atualização profissional na área.
 
Para isso, a pós-graduação conta com disciplinas como:
 
• Teoria das Organizações;
• Marketing Estratégico;
• Pesquisa de Marketing e de Opinião;
• Relações Públicas e Gestão de Públicos Estratégicos;
• Finanças Aplicadas à Gestão de Projetos Corporativos;
• Comunicação Corporativa, Identidade e Reputação;
• Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa;
• Gestão de Eventos Empresariais e Mídias Sociais;
• Marketing Social, Cultural e Ambiental;
• Didática do Ensino Superior.
 
Todos esses – e muitos outros – aspectos são tratados nos cursos de pós EAD em Marketing e Comunicação da Pós Estácio