A gestão estratégica é uma abordagem de negócios utilizada para fazer uso mais eficiente dos recursos disponíveis no processo de operação de uma empresa. A ideia por trás de qualquer processo de gestão estratégica é avaliar o estado atual da operação e todos os seus componentes individualmente, e verificar se estão sendo utilizados da melhor forma possível, de forma a desenvolver e implementar mudanças quando necessário. Quando utilizada corretamente, essa abordagem pode melhorar o desempenho global da empresa, facilitar o alcance das metas e manter o custo de matérias-primas e outros recursos em equilíbrio com os retornos gerados pela empresa.
A base de qualquer abordagem de gestão estratégica é definir a razão básica para a existência da operação. Isto significa desenvolver uma declaração de missão viável para a empresa, definição de objetivos, e desenvolvimento de políticas e procedimentos para alcançar esses objetivos. Como parte do processo, as empresas devem ter em conta os recursos que tem na mão e aqueles que podem ser adquiridos quando e conforme necessário, e determinar como usar esses recursos para melhor atividade.
Uma vez que a estrutura está estabelecida, a gestão estratégica exige certificar-se de que as políticas e procedimentos definidos estão sendo supervisionados em todas as áreas da operação. Gerentes, superintendentes e supervisores devem estar com os fundamentos da gestão estratégica bem fundamentados. Isso muitas vezes se traduz em saber como se comunicar com os funcionários de forma eficaz, pois compreender o processo de produção completamente e ser capaz de articulá-lo é importante para o sucesso global da operação.
A gestão estratégica não é um conceito que se aplica apenas em grandes empresas. Mesmo as pequenas empresas podem se beneficiar dos fundamentos desta abordagem. Embora a natureza exata dos processos e tarefas necessárias para a operação sejam diferentes entre uma microempresa e uma empresa multi-nacional, a ideia geral por trás deste processo de gestão é semelhante. Ao aplicar os princípios para a situação real da empresa, muitas vezes é possível para maximizar o uso dos recursos disponíveis, minimizar o desperdício no local de trabalho e, finalmente, ter um efeito positivo sobre a linha de fundo da empresa.
Conheça o curso de Pós em MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior