A deficiência de ferro durante a gravidez é comum e na maioria das vezes se desenvolve devido às necessidades do feto em desenvolvimento. Perda de sangue, doenças gastrointestinais e a má nutrição podem também contribuir para o desenvolvimento desta condição durante a gravidez.
A razão pela qual muitas mulheres desenvolvem deficiência de ferro durante a gravidez é que suas reservas de ferro são usadas para nutrir o feto em desenvolvimento. Se o ferro de uma mulher está com suas reservas esgotadas pelo feto, ela pode não ter o suficiente para usar em seus próprios glóbulos vermelhos, podendo levar à anemia.
Outras razões para a deficiência de ferro durante a gravidez pode ser devido a alguma doença. Por exemplo, o sangramento é uma causa comum de deficiência de ferro. Uma mulher grávida que experimenta perda de sangue pode tornar-se deficiente em ferro. Doenças gastrointestinais também podem comprometer a saúde, pois podem causar má absorção de ferro.
Os sintomas de deficiência de ferro durante a gravidez são cansaço excessivo, irritabilidade, letargia e dor de cabeça. Esses sintomas se desenvolvem porque um baixo número de glóbulos vermelhos reduz a capacidade de transporte de oxigênio no sangue. Sem oxigênio suficiente, várias partes do corpo não funcionam corretamente, e os sintomas se desenvolvem.
Felizmente, este quadro de saúde pode ser revertido. O tratamento da deficiência de ferro durante a gravidez geralmente é a suplementação de ferro. Os suplementos podem reconstruir estoques de ferro no organismo e, eventualmente, aumentar a contagem de células vermelhas do sangue. Se as mulheres têm sintomas graves de anemia, pode-se exigir transfusões de sangue como um tratamento a curto prazo.
Em muitos casos, a deficiência de ferro durante a gravidez pode ser prevenida. Muitas mulheres começam a tomar vitaminas pré-natais que incluem ferro, assim que descobrem que estão grávidas. Muitas vezes, os médicos também solicitam exames para verificar a contagem de células vermelhas do sangue dos pacientes em sua primeira visita pré-natal, e prescrever a suplementação de ferro extra se a anemia é diagnosticada.
Conheça os nosso cursos na área de Pós em Nutrição:
– Pós em Nutrição materno infantil