No geral, as empresas utilizam uma equipe de comunicação corporativa para servir como um elo de ligação entre a empresa e o público em geral. Pode haver uma divisão interna dentro de uma empresa projetada para fornecer serviços de comunicação, ou então uma empresa terceirizada, contratada para executar essas tarefas.
Os membros de uma equipe de comunicação corporativa têm a responsabilidade de transmitir uma mensagem consistente da empresa para o público, membros da mídia e, em alguns casos, os investidores.
Os melhores profissionais de comunicação são aqueles que não são apenas familiarizados com o negócio e a estratégia da empresa, mas também aqueles que conhecem toda a indústria. Representantes dos meios de comunicação podem pressionar a área de comunicação corporativa quando há questões em torno de um evento ou circunstância de uma empresa. Por isso é importante saber lidar com tais circunstâncias.
Ao contrário de uma equipe de comunicação corporativa tradicional, a divisão de relações com investidores em uma corporação está lá para responder perguntas e informar a comunidade financeira sobre eventos importantes. No caso de uma empresa não possuir uma equipe de relações exclusiva para investidores, membros da divisão de comunicação corporativa podem preencher este papel. A contratação de funcionários de comunicação altamente versáteis melhora as chances de sucesso nessa estratégia.
Empregados em uma divisão de comunicação corporativa devem ter fortes habilidades de escrita, porque esses profissionais são frequentemente chamados para escrever comunicados de imprensa sobre os eventos importantes da empresa. O conteúdo em um comunicado de imprensa pode abordar um amplo espectro, incluindo informações sobre fusões, mudança na gestão superior, ou desenvolvimento de novos produtos.
Contratar uma equipe de comunicação corporativa terceirizada é uma opção utilizada por algumas empresas; esta equipe externa pode ser definida como uma empresa de relações públicas. Dentre as razões para contratar uma empresa de fora estão o tamanho de uma empresa e os recursos limitados para incluir uma equipe de comunicação corporativa interna.
Conheça o curso de MBA em Comunicação:
– MBA em comunicação corporativa