A Acupuntura e suas teorias
Para muitos a acupuntura é considerada uma nova alternativa da medicina. Na realidade a Acupuntura é uma prática de tratamento médico que é utilizada há mais de 5.000 anos. Muito basicamente, acupuntura é a inserção de agulhas muito finas, sobre a superfície do corpo, a fim de influenciar o funcionamento fisiológico do corpo.
Como base de acupuntura, Shen Nung (O pai da Medicina Chinesa), a teoria do corpo tem uma força energética em execução em todo ele. Esta força de energia é conhecido como Qi. O Qi é composto de todas as atividades essenciais para a vida, que incluem os aspectos espirituais, emocionais, mentais e físicos da vida.
O método de origem chinesa ganhou o ocidente nas últimas décadas, provocando curiosidades e críticas. Os cientistas não têm nenhuma resposta real para comprovar específicos resultados, existem sim algumas teorias e avanços de pesquisas nessa área, como podemos ver a seguir:
- Por algum processo desconhecido, Acupuntura aumenta os níveis de triglicerídeos, hormônios específicos, prostaglandinas, contagens brancas do sangue, opsoninas e os níveis globais de anti-corpo. Isso é chamado de “Aumento da Imunidade” Theory.
- Os “endorfina” teoria afirma que a acupuntura estimula a secreção de endorfina no corpo (Enkaphalins).
- O “neurotransmissor” Teoria afirma que certos níveis de neurotransmissores (como a serotonina e noradrenalina) são afetados pela acupuntura.
- “Circulatório” Teoria: esta afirma que a acupuntura tem o efeito de dilatação dos vasos sanguíneos. Isto pode ser causado pela libertação do corpo de Vasodilaters (tais como histamina).