O marketing verde tem como conceito o olhar das empresas e a sua conectividade com o meio ambiente, isso através de planos de responsabilidade social corporativa e os esforços de sustentabilidade. O marketing sustentável surgiu com a mudança no comportamento do consumidor, que agora pensam no futuro do meio ambiente e consequentemente estão buscando produtos e serviços eco-friendly juntos as marcas.
Apesar desse conceito ainda esteja “engatilhando” no Brasil, muitas empresas veem adotando o marketing verde, claro que muito ainda para estar sintonia com o comportamento atual de seu cliente. Porém, ações que envolvam o olhar para a natureza e sua preservação acaba gerando um instrumento de educação por se tratar de uma ferramenta didática e pedagógica que desperta interesse do público de massa para a real situação atual do meio ambiente e suas implicações sociais.
As ações de marketing verde pode ser abordada de diferentes formas pelas empresas e essas formas são as seguintes:
Metas verdes – Visando o aumento das vendas as empresas associam o alcance de metas com as plantações de árvores. Como por exemplo uma marca ao atingir diferentes objetivos poderá plantar um número X de árvores.
Promoções sustentáveis – A criação de promoções sustentáveis une marca e consumidor em prol da sustentabilidade. Essa ação é feita usando um assunto que ligue o meio ambiente e como ambos poderão ajudar.
Criação de uma sede verde ou sustentável – Grandes empresas estão optando por criar seu próprios prédios de forma com que seja benéfico junto ao ambiente. O uso de vidros que ajudam a barrar o calor do sol e assim diminuir o uso de ar condicionado, é um exemplo de como isso pode ser feito.
Coleta de material – Corresponde a uma série de políticas ambientais aplicadas pelas empresas poluidoras, desde a coleta da matéria prima até sua disposição; sendo adotada de métodos abrangentes e específicos.
Existem diversas ações que contribuem para a evolução do marketing verde e que aos poucos veem mudando a visão de todos perante o meio ambiente.