O líder é um agente estratégico dentro da organização que apresenta um carisma nato, um poder de persuasão, inteligência e pode possuir uma autoridade natural, sendo responsável por grande parte do crescimento da empresa.
A liderança exige argumentação, persuasão, inovação e carisma para que novas ideias possam ser concebidas e colocadas em práticas, por isso não consiste apenas em “mandar” e sim inspirar para que as atividades sejam realizadas com afinco e dedicação por parte dos colaboradores.
Sendo assim, a liderança não se limita apenas ao campo profissional, pelo contrário, a admiração se estende pela postura correta e consciente no âmbito pessoal, uma vez que não existe apenas um modelo de liderança, e isso acontece pelos desdobramentos e pela pluralidade dos indivíduos.
Destacamos os principais desafios da liderança:
– Flexibilidade: Agregar a flexibilidade contribui para que o líder alcance os resultados almejados. Como buscar alternativas em casos que necessitem mudar as diretrizes, ou mesmo redefinir os treinamentos e se dispor a colocar a “mão na massa” para resolver um problema;
– Compreensão da realidade: O líder deve compreender os desafios que o cercam perante a empresa, equipe, mercado e os clientes. Apontar os pontos que necessitam ser revistos e ressaltar as características e habilidades que potencializam bons resultados;
– Equipe: Reconhecer a equipe contribui com o comprometimento e a realização dos projetos e metas traçadas. O segredo de uma equipe de sucesso é a periodicidade e a maneira como um líder concede feedbacks e comemora os resultados alcançados por todos;
– Responsabilidade: O líder deve assumir a responsabilidade pelos resultados e, nos momentos tidos como fracasso, deve orientar a sua equipe sobre um novo plano de ação e verificar as lições a serem tiradas, assim como o sucesso deve ser enaltecido como a soma dos esforços de todos.
Muitos estudos norteiam essa temática, e algumas teorias buscam identificar os diversos tipos de liderança, mas todas têm em comum que o líder deve ser uma pessoa veemente com uma visão apurada de antecipar os possíveis problemas e propor soluções práticas com assertividade, empatia e respeito para a sua equipe.