Um dos cargos mais cobiçados no meio empresarial é o de gerente. Todos os dias milhões de pessoas trabalham duro para poder um dia alcançar a gerência e com resultado disso, uma boa remuneração salarial. Mas será que as pessoas estão preocupadas o suficiente para saber que tipos de habilidade um gerente precisa ter?
Se esta é sua primeira incursão na gestão, você pode estar um pouco nervoso. Muitas vezes, as pessoas que são novas para a gestão não entendem completamente o que significa ser um gerente e como sua vida vai mudar (sim, sua vida vai mudar definitivamente). O sentimento de ansiedade e nervosismo é compreensível, comum, e de fato, bastante justificável. A administração tem um conjunto completamente diferente de objetivos, regras e um conjunto de habilidades diferentes que serão necessárias.
O nosso intuito na abordagem desse tema tão importante é trabalhar alguns conjuntos e diretrizes que poderão lhe ajudar a ter ferramentas e habilidades durante a gestão de pessoas e das atividades do departamento. Veja nossas dicas para você se tornar um bom gerente:
1- Descobrir o que vai mudar sobre o seu papel, agora que você é um gerente.
Quando você trabalha como colaborador de um departamento você está em um conceito chamado contribuição individual, isto porque, suas ações servirão de complemento para outras ações de outros colegas. Já os gerentes não são contribuintes individuais, ele é responsável pelo trabalho dos outros; o seu sucesso depende de quão bem sua equipe realiza as tarefas. Você agora é responsável por muito, muito mais trabalho, pois além das suas atribuições, você terá que saber o que cada um está fazendo, de que forma e se for preciso, você terá que mudar as direções.
2- Prepare-se para a transição.
O momento de transição é muito difícil e muitas vezes até frustrante, pois os gerentes muitas vezes são puxados para várias direções, com visão no aumento de produtividade e lucros. Além disso, o modo de falar, agir e até se vestir poderá mudar completamente. Você vai ter novas regras a obedecer, como:
– Encontre um mentor: buscar ajuda com um gestor mais velho e com mais experiência na empresa, poderá facilitar um pouco as coisas. Peça conselhos e dicas visando sua transição, além de ficar com o ego elevado, ele vai poder lhe dar diretrizes para o novo cargo.
– Junte-se a grupos nas mídias sociais e redes sociais: como você, muitas pessoas estão passando pela mesma adaptação. Existem diversas plataformas de comunicação que lhe dará todo o suporte, tais como: Facebook, LinkedIn, Blogs, entre outras. Pergunte a outros gerentes e executivos sobre e aproveite as oportunidades de networking em sua área.
3- Identifique seus objetivos.
Qual é o objetivo do departamento em que você gerência? Tenha em destaque as metas do departamento e o que as pessoas estão fazendo para alcança-lá. Anote cada detalhe sobre as pessoas, produtividade, funcionamento e horários. Com cautela e motivação introduza os objetivos de suporte e ferramentas para trabalho. Sabendo apontar pontos fracos e corrigindo erros, sua equipe com certeza estará motivada para proporcionar lucros.
4- Conheça sua equipe.
Você precisa saber individuais pontos fortes e fracos de cada membro da equipe. Por exemplo: João trabalha muito rápido, mas, ocasionalmente, sente falta de alguns detalhes. Janete é extremamente minuciosa, mas tem problemas com processar um volume grande de trabalho. Antonio tem um relacionamento espetacular com clientes, mas nunca consegue dizer não para os clientes, enquanto que Maria tem excelentes habilidades técnicas para negociação. Você realmente precisa saber tudo isso muito, muito bem. Você vai usar esse conhecimento para equilibrar a produtividade de sua equipe.
5- Definir tarefa com os colaboradores.
Use as informações acima para dar o próximo passo, isto é denominado atribuição de trabalho baseado nas habilidades de cada um. Com essa visão você começa a buscar o melhor de cada um, evitando eventuais fracassos e insatisfações, chegando assim mais perto dos objetivos e metas traçadas. Outra situação muito importante como líder é conectar as pessoas do departamento por meio de projetos. Coloque Antonio e Maria na mesma reunião e juntos eles saberão convencer o cliente e fechar um bom negócio ao mesmo tempo.