Se as suas preocupações e medos o mantém incapacitado de tentar coisas novas, existem várias técnicas que podem ajudar. Você terá que definir o seu medo, se educar, refletir, ou ainda tomar medidas para enfrentá-lo diretamente. O medo do desconhecido pode ser resultado de muitas fontes diferentes. Você pode estar preocupado com um novo emprego, com o novo chefe, ou como você vai ser recebido na próxima festa. A incerteza faz parte da vida normal, mas para algumas pessoas, um medo do desconhecido pode ser incapacitante.
O primeiro passo para superar o seu medo do desconhecido é entender o que é. Todo mundo experimenta o medo em um momento ou outro, e até mesmo as pessoas mais confiantes possuem medo de alguma coisa. O medo é uma reação natural, uma parte de sua mente o cria para mantê-lo seguro. Para começar, pergunte a si mesmo do que você tem medo, quer se trate de um certo tipo de situação, a perda de algo ou alguém, ou simplesmente viver em tempos geralmente incertos.
Reflexão e visualização podem ajudá-lo a se concentrar de forma produtiva em seu medo. Encontrar um momento tranquilo no seu quarto, até mesmo no banheiro, pode ajudá-lo a enfrentar o seu medo do desconhecido mentalmente. Um exercício recomendado é imaginar como você lidaria com o seu medo passo a passo. Imaginar maneiras de derrotá-lo uma vez por dia pode ajudar você a se sentir mais calmo antes de enfrentá-lo na vida real.
Se o que você está com medo de não é algo que vai realmente prejudicá-lo, você pode dar pequenos passos para enfrentá-lo na vida real. Um medo de encontros sociais pode ser facilitado por ter um amigo indo com você. Um medo de altura pode ser superado, gradativamente, ao subir as escadas em edifícios altos.
Conheça o curso de Pós em Psicologia