Neste final de semana acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 08 e 09 de novembro (sábado e domingo). Os estudantes entram agora na reta final de estudos para enfrentar fórmulas de matemática, elementos químicos e regras gramaticais.
Segundo informações do site do Inep, no primeiro dia de provas (8 de novembro de 2014), o candidato terá quatro horas e trinta minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 
Já no segundo dia de provas (9 de novembro de 2014), serão cinco horas e trinta minutos – uma hora a mais que no primeiro dia – para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma Redação. No segundo dia, também é feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem.
Para realizar a prova o estudante deverá levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Vale lembrar também que para aqueles que não receberam o cartão com o local de realização da prova é válido procurar através do site do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova .
Desde o Enem de 2012, o estudante pode ter acesso ao texto da redação corrigido para fins pedagógicos, ou seja, apenas para ver como foi à correção por competência. Assim, o candidato não pode questionar a correção e pedir a revisão da nota, de acordo com o edital do exame.
A redação deve ser um texto argumentativo e dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema apoiada em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.
O exame deste ano atingiu a marca de 8,7 milhões de inscritos.