Antes considerados um diferencial para entrar no mercado de trabalho, os cursos de pós-graduação atualmente são fundamentais na carreira profissional. Além de aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos já adquiridos na graduação, a especialização ou MBA, tanto presencial quanto a distância, abre novos caminhos aos que pretendem mudar de área. Ao mesmo tempo, amplia a rede de contatos com pessoas do mesmo âmbito de atuação, ou até mesmo das mais diversas áreas.
Conhecimento é sempre bem-vindo e, na pós-graduação, que traz o conceito de aplicação de todo o conteúdo adquirido em sala de aula no cotidiano profissional, a expectativa é sempre a melhor: transferir o que se aprende para ações práticas e obter bons resultados com isso.
Para conhecer mais dos benefícios da pós-graduação, conversamos com a jornalista Deisy Boroviec, com 7 pós-graduações diferentes pela Estácio, para que ela pudesse contar sobre a experiência em ser uma aluna com tantos cursos complementares.
Dentre as especializações concluídas pela aluna e outras ainda em curso, estão MBA em Jornalismo Digital, Neuroeducação, MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, Gestão de Projetos e Programas Sociais, etc.
————–
Como você acredita que a pós-graduação contribui para o seu desenvolvimento profissional?
Deisy Bororviec: Trouxe-me novas ideias para a comunicação da TV pública.
Quais as suas principais áreas de interesse na pesquisa acadêmica?
Deisy Bororviec: Todas, pois o jornalismo especializado ainda não existe onde trabalho, e as políticas públicas elaboradas dentro de uma casa de leis (Assembleia Legislativa) atendem a todas as demandas da sociedade. Por isso, não podemos segregar as ciências nesse recinto.
Você concluiu cursos de pós-graduação na Estácio em diferentes áreas de conhecimento. Como isso agregou positivamente o seu aperfeiçoamento pessoal?
Deisy Bororviec: Sem dúvidas as ciências foram segregadas ao longo dos tempos e para fazer uma comunicação efetiva, principalmente na TV pública, é necessário se aprofundar em assuntos diversificados, conectando as diferentes fontes científicas.
Quais as diferenças – pontos positivos e negativos – quando se compara uma especialização presencial com outra a distância?
Deisy Bororviec: A pós-graduação no modelo EAD foi perfeita para mim. Eu assisto aos vídeos de acordo com minha necessidade e quantas vezes forem necessárias para processar as informações contidas. A diferença é que tenho tempo de parar a aula, pesquisar sobre um assunto que foi falado pelo professor e eu não domino, depois volto com mais segurança. Na minha opinião, o EAD é a melhor opção.
O quão importante é fazer uma pós-graduação atualmente?
Deisy Bororviec: É fundamental, um bom profissional deste novo milênio não pode pendurar o diploma na parede e achar que está pronto para os desafios da rede mundial de computadores. A globalização incentiva o profissional a manter-se informado sobre o seu escopo de trabalho.