Conheça as demais tendências e desafios para departamentos de marketing em 2020:
Transparência, propósito e desempenho devem ser as palavras-chave em iniciativas de marketing no início da nova década, segundo um relatório divulgado pela GoAd Media, uma agência que estuda e analisa as relações entre marcas e pessoas no contexto da inovação.
O relatório foi produzido com base em estudos feitos com tendências apontadas em grandes eventos de comunicação ao longo de 2019, como Cannes Lions, SxSw, DM.exco e WebSummit. Além disso, a agência entrevistou e consultou 50 executivos da área, dentro e fora do Brasil.
O estudo concluiu que consumidores exigirão cada vez mais transparência das marcas, principalmente acerca de privacidade, além de escolher as marcas conforme seus respectivos propósitos e impactos sociais. Isso porque a pesquisa revelou que propósito gera consistência e influência para que as marcas possam se comunicar com seus públicos. Com base no propósito, é possível orientar investimentos, definir causas e implementar uma comunicação efetiva. Segundo o diretor de conteúdo da GoAd, José Saad, acordos comerciais e transparência devem guiar a comunicação. Dessa forma, o foco do planejamento do negócio e todas as estratégias e ações de marketing serão pautados pela experiência do usuário.
A luta pela relevância
Um dos maiores desafios de 2020 deve ser retomar a relevância dentro de empresas. Em 2019, diversas companhias, de diferentes setores, extinguiram o cargo de diretor e de vice-presidente de marketing. As funções relativas a esses cargos têm sido acumuladas por outros funcionários, tornando-as mais abrangentes, envolvendo, por exemplo, o desenvolvimento de produtos e das atividades comerciais – o chamado growth, como o marketing tem nomeado.
Surgimento de grupos multidisciplinares internos
Marcas como Coca-Cola, GM e Nestlé já estão trabalhando com núcleos internos de mídia para distribuição de conteúdos e para que as respostas aos consumidores sejam dadas de forma mais rápida. Em 2020, a tendência será o surgimento de núcleos multidisciplinares internos para cuidar de projetos e objetivos específicos, com a colaboração de profissionais de diversos perfis. Esses grupos são conhecidos como hubs ou squads.
Centralizar o foco no consumidor
Ações patrocinadas, campanhas tradicionais e iniciativas no meio digital estarão cada vez mais conectadas, girando em torno do cliente. Essa postura demanda a criação de produtos e serviços cada vez mais personalizados, em larga escala, com ajuda da inteligência de dados. Empresas deverão buscar excelência no atendimento em todos os tipos de contato com os clientes.
Parcerias com startups inovadoras
A inovação dentro de empresas tradicionais costuma ser mais difícil por conta de custos e da cultura organizacional. Por isso, em 2020, cada vez mais empresas devem recorrer a startups e a empresas externas para acelerar processos de inovação. Muitas marcas grandes do mercado, como Ambev, Bradesco e Visa já estão trilhando esse caminho.
Automatização de processos
A robotização e o uso de inteligência artificial em processos é um caminho sem volta. No marketing, a inteligência artificial permite automatizar tarefas e detectar anomalias no processo. Dessa forma, ajustes podem ser feitos de forma mais rápida. Além disso, a inteligência artificial possibilita a “hiperpersonalização” em larga escala, permitindo que a empresa entregue a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.
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